Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pelotas (RS) festeja seus cem anos
Pelotas (Sexta-Feira, 26/10/2012, Gaudium Press) Com uma intensa programação a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, também conhecida como Igreja do Porto, pertencente à Arquidiocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, deu início às atividades preparatórias para a comemoração dos seus 100 anos de criação. A paróquia foi fundada no dia 1º de novembro de 1912 pelo primeiro bispo de Pelotas, Dom Francisco de Campos Barreto, que nomeou como primeiro pároco o padre Manoel Guinot Bernat.
Segundo os organizadores da festa, desde o mês de setembro ações vêm sendo realizadas com o objetivo de integrar o maior número de pessoas entre paroquianos e vizinhança da Igreja do Porto. Uma atividade em andamento é a Missão Paroquial, intitulada 100 Dias de Missão de coração a Coração, na qual duplas missionárias vão de casa em casa para anunciar a Palavra de Deus e ouvir os paroquianos e convidá-los para participarem da grande programação que culminará com a festa do centenário.
Entre as metas da missão está a criação de muitos grupos bíblicos nas casas, distribuídos nas quatro comunidades que compõem a paróquia. Os objetivos principais da missão são: anúncio da Palavra, preparação para a Festa do Centenário, conversão Pastoral e missionariedade, além de resgate histórico e colocação da paróquia em estado permanente de missão.
Hoje, com início ao meio-dia, rezou-se a devoção das “1000 Ave-Marias”, tendo como objetivo marcar o mês do Rosário e interceder pela Missão Paroquial. Já amanhã, dia 27, a partir das 14h, haverá o “Abraço coletivo”, cuja meta é reunir mais de 300 pessoas, de tal sorte que, lado a lado, de mãos dadas, se consiga fazer a volta em todo o quarteirão onde está a Igreja situada. Promovido pelo Movimento de Emaús, a ação visa, ao mesmo tempo, chamar a atenção da comunidade para a necessidade de todos se integrarem na campanha para arrecadação de fundos para as obras de restauração da Igreja Matriz.
Do dia 16 ao dia 24 de novembro será realizada a novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus. No domingo, dia 25, acontecerá a festa do centenário, com santa missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Pelotas, dom Jacinto Bergmann, às 10h. À tarde, a partir das 15h, haverá uma confraternização comunitária no salão paroquial. Cada pessoa levará alguma coisa para partilhar.
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada no dia primeiro de novembro de 1912, pelo primeiro bispo de Pelotas, Dom Francisco de Campos Barreto. Dada a participação sempre maior de fiéis, a igrejinha de madeira ao lado da atual matriz tornou-se pequena, sentindo-se a necessidade de um templo maior. No dia 7 de setembro
de 1917, houve a transferência da antiga igreja de madeira para a nova, embora inconclusa, sendo inaugurada, oficialmente, em 24 de novembro de 1921, sendo sua beleza arquitetônica admirada por todos que a visitavam e iam fazer suas devoções.
A igreja, de arquitetura barroca romana, possui um belo altar de madeira esculpida. Entre as imagens em seu interior, a que se destaca é a do padroeiro Sagrado Coração de Jesus. Sua torre com 40 metros de altura tem três sinos, batizados com os nomes de Jesus (o maior), Maria (o médio) e José (o menor) e é encimada pela imagem de Cristo com os braços estendidos com uma luz acesa no coração. A paróquia é constituída pelas Comunidades Sagrado Coração de Jesus, da matriz, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e São Pedro. (FB/JS)
Deixe seu comentário