Papa recebe em audiência privada o presidente de Chipre
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 25-10-2012, Gaudium Press) Por ocasião de sua estada em Roma, o Presidente da República de Chipre, Demetris Christofias, fez esta manhã uma visita ao Santo Padre, no Vaticano.
Um pouco antes do tempo previsto, o Presidente chegou ao Vaticano para encontrar o Santo Padre e agradecer sua visita ao país em junho de 2010. “I want to tell you the memory of your visit are still fresh”, disse em inglês o Presiente. Bento XVI falou com Christofias, em privado, por 15 minutos e sem a presença de intérpretes. O Papa e o presidente estavam sorridentes.
“Nos encontros, que aconteceram em uma atmosfera de cordialidade, foram relevadas as boas relações existentes entre a Santa Sé e a República de Chipre e foram levantados argumentos de comum interesse, em particular, da importância do diálogo e do respeito dos direitos humanos, entre os quais aquele da liberdade religiosa”. Além disso, “não faltou uma análise da situação na Europa. Foram feitos votos, enfim, para que as iniciativas para o diálogo e a paz entre as partes em conflito no Oriente Médio alcancem resultados positivos com a contribuição da Comunidade Internacional”, informou o comunicado da Sala de Imprensa vaticana sobre a visita.
No fim da visita foi apresentada a comitiva de nove pessoas, entre as quais, a consorte Elsie, o Ministro das Relações Exteriores, Erato Kozakou Markoulli; diretor do Gabinete do Presidente, Christos Christophides; e o Embaixador de Chipre junto à Santa Sé, George Poullides. Foi também o momento da troca de presentes. O presidente de Chipre deu de presente ao Papa uma estátua de uma oliveira em prata com as azeitonas em pedra de cor verde, dizendo que “simboliza a paz”. O Papa ofereceu uma caneta “para assinar os documentos mais importantes”.
Depois da conversa privada com Bento XVI, o presidente encontrou o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados. (AA/JS)
Deixe seu comentário