Gaudium news > Paraguai inicia o 17º Encontro LatinoAmericano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil

Paraguai inicia o 17º Encontro LatinoAmericano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil

Ypacarai (Quarta-feira, 24-10-2012, Gaudium Press) “O que temos visto e ouvido é o que anunciamos”, esse é o lema do 17º Encontro LatinoAmericano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil iniciado no último domingo, 21 de outubro, e que irá até o próximo sábado 27 em Ypacarai, (Paraguai).

O evento reúne os responsáveis da pastoral da Juventude de mais de 20 países da América Latina, assim como bispos e representantes do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM).

O objetivo do encontro é refletir sobre a missão da Igreja com os jovens e planejar iniciativas que permitam a revitalização da Pastoral Juvenil nas diversas realidades da América Latina.

A abertura do evento ocorreu com uma celebração eucarística presidida pelo Cardeal Theodore Edgar Mc Carrick, Arcebispo Emérito de Washington, Estados Unidos, e concelebrada por vários bispos. Também esteve presente o Núncio Apostólico no Paraguai, Dom Eliseo Ariotti.

Entre os tema tratados encontram-se a construção da Civilização do Amor, temática abordada durante os primeiros trabalhos do Encontro: “A Civilização do Amor no projeto da Pastoral Juvenil Latinoamericana”, que ofereceu Dom Mariano José Parra, bispo de Guayana (Venezuela) e responsável da seção de juventude do CELAM.

Na ocasião, o prelado ressaltou a importância e urgência de trabalhar por essa Civilização do Amor (termo utilizado e proposto pelo Papa Paulo VI em 1975, e logo incorporado no magistério de João Paulo II e de Bento XVI).

Dom Parra explicou que através desta Civilização do Amor propõem-se um conjunto de ações no âmbito moral, civil e econômico para permitir uma melhor condição de vida. Além disso assinalou também que a proposta dos pontífices “não é uma nova ideologia, mas viver segundo o Evangelho”, e que é necessário reconhecer a Deus como amor.

Finalmente, o bispo referiu-se a três amores que permanecem inseparáveis para que a Pastoral Juvenil viva realmente a Civilização do Amor: amor a Deus, a Igreja e aos pobres.

Outro dos temas abordados foram “A Conversão Pastoral dos agentes de pastoral Juvenil para a Vida plena e a Comunhão missionária”, trabalho apresentado por Dom Rubén González, bispo da Cidade de Caguas, Porto Rico e responsáveis da Pastoral Juvenil região Caribe.

O evento tem lugar na Casa da Família Salesiana (CAFASA) em Ypacarí. (EPC)

Com informações da Pastoral Juvenil Latinoamericana.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas