Gaudium news > Cardeal Scherer afirma: o Sínodo vai deixar um fruto muito positivo para a Igreja

Cardeal Scherer afirma: o Sínodo vai deixar um fruto muito positivo para a Igreja

Roma (Quinta-feira, 25-10-2012, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer é um dos mais jovens cardeais que participam do Sínodo sobre a Nova Evangelização e sua arquidiocese é uma das maiores do mundo e dentro dela nascem novas realidades de evangelização. O Papa Bento XVI em “Luz do Mundo”, o seu livro-entrevista com Peter Seewald, referiu-se ao que lhe havia comentado este jovem purpurado sobre as novas realidades e associações.

Nascido em Cerro Largo (Rio Grande do Sul) em 21 de setembro de 1949, foi bispo auxiliar de São Paulo (sendo arcebispo o Cardeal Claudio Hummes, OFM). O Cardeal Odilo foi também secretário-geral da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) e, agora, pertence à Congregação para os Bispos, ao Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e à Comissão de Cardeais que cuidam dos Assuntos Econômicos da Santa Sé .cardeal_scherer.jpg

O Cardeal Scherer respondeu à Gaudium Press, com sua característica jovem, algumas perguntas sobre o Sínodo e a vida da Igreja.

Gaudium Press – Sua Eminência está participando da XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, o que pode nos dizer do mesmo, sendo um dos mais jovens cardeais participantes do magna Assembleia sinodal?

Cardeal Odilo P. Scherer – A impressão é muito boa porque o Sínodo é uma experiência excelente de escuta, e temos essa experiência nos primeiros 12 dias, onde ouvimos praticamente quase todos os participantes no Sínodo. Naturalmente foram mais de 300 intervenções. Com todas estas intervenções podemos ter uma ideia geral muito interessante sobre o estado da Igreja, a situação da Evangelização, a transmissão da fé no mundo, quais são os problemas, quais são os aspectos positivos e para onde se vão indicando soluções. Eu tenho a impressão de que este Sínodo vai deixar um resultado muito positivo para a Igreja. A Nova Evangelização precisa ter muito presente que não se pode realizá-la sem ter uma referencia fundamentaa Jesus Cristo e Jesus Cristo na Eucaristia que é o sinal de uma perene permanencia, de companhia de Jesus Cristo para com sua Igreja: “Eu estarei no meeio de vós”. Por isso a Devoção à Eucaristia, a Missa dominical e, se si pode, a Missa diária, fazem parte da recuperação do espíritocristão, católico, em nossas comunidades.

Gaudium Press – Em um de suas intervenções no Sínodo o Senhor se refere à religiosidade popular e concretamente, à procissão de Corpus Christi em São Paulo. Como vê V. Eminência a devoção à Eucaristia no contexto da Nova Evangelização?

Cardeal Odilo P. Scherer – Bem, eu fiz referência justamente à celebração de Corpus Christi no ano de 2012 que transcorreu sob a chuva e com um frio intenso. E o povo participou e não foi embora, e pelo contrário, vários caminharam sob a chuva e ficaram até o fim. Foi um testemunho público de fé muito bonito. Confortou muito o povo, mas também a mim e os sacerdotes, porque, no fim das contas os pastores vendo essa resposta do povo que quer estar presente e quer dar um testemunho público de fé. E isto para a Nova Evangelização é essencial. A Eucaristia é o sacramento de Jesus Cristo no meio de nós.

Gaudium Press – V. Eminência, nos poderia comentar como se prepara em sua Arquidiocese de São Paulo para a JMJ Rio 2013?

Cardeal Scherer – A JMJ será no Rio de Janeiro, mas antes de os jovens irem para o Rio passarão por muitas dioceses para a pré-Jornada, que no Brasil estão chamando de “Semana Missionária”. Em São Paulo estamos nos preparando para receber cerca de 50 mil jovens que vêm de outros países, e vamos acolhê-los em nossas paróquias, nas nossas comunidades, faculdades, escolas, estruturas da igreja e finalmente nas famílias. Eu acredito que vai ser uma experiência fantástica. Estamos nos organizando da melhor maneira possível, motivando as pessoas e motivando as famílias para que deem apoio aos filhos para que eles possam fazer esta experiência. E, naturalmente, os jovens que estão super-motivados por causa da passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora por todas as dioceses do Brasil — apenas faltando uma ou outra diocese. Isso tem trazido uma grande motivação para a Jornada da Juventude e eu tenho certeza de que será um grande sucesso também.

Gaudium Press – Dom Odilo, o senhor estudou em Roma, viveu em Roma, trabalhou em Roma e vem com frequência a Roma. Nesta sua nova estadia aqui em Roma, como encontra a ‘Cidade Eterna’?

Cardeal Odilo – Roma… bom é preciso considerar que existe o Vaticano e a Santa Sede, com todos os serviços que estão em torno do serviço do Papa na Cúria Romana. Serviços para a Igreja de todo o mundo, e Roma como uma cidade, Roma… Roma, que tem de tudo. É uma cidade de um lado muito cristã, onde há tantos testemunhos de fé, os sinais da presença do cristianismo de quase dois mil anos, a partir da presença dos Apóstolos Pedro e Paulo, a presença de tantos mártires e santos ao longo da história, mas da mesma forma Roma é uma cidade comum que tem muito de pagão.Uma cidade que também se opõe à Igreja, que se opõe à fé como as outras cidades. No entanto, há algo de muito especial aqui, querendo ou não querendo, é que em toda parte há testemunhas da fé, da presença do Cristianismo e isso não pode esquecer, nem ocultar, nem dissimular. De modo que a participação da vida da Igreja, a partir dos testemunhos da Igreja presentes em toda a cidade, é uma coisa muito marcante em Roma e envolve a cidade também. (Gaudium Press / José Alberto Rugeles)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas