Gaudium news > Diocese de Passo Fundo (RS) sedia encontro de formação para seminaristas do Regional Sul 3

Diocese de Passo Fundo (RS) sedia encontro de formação para seminaristas do Regional Sul 3

Passo Fundo (Quarta-Feira, 24/10/2012, Gaudium Press) A diocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, através do Conselho Missionário Regional (COMIRE) e do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), deu início ontem ao encontro de formação missionária para seminaristas do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que se estenderá até sexta-feira, dia 26 de novembro. O evento está ocorrendo no Instituto São Carlos e conta com a assessoria dos padres Camilo Pauletti e Jaime Patias das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Estão participando do encontro cerca de 60 seminaristas das arquidioceses de Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria, e das dioceses de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Montenegro, Osório, Santa Cruz do Sul, Erexim, Vacaria, Frederico Westphalen, Cruz Alta, Uruguaiana, Cachoeira do Sul. Além destes, participam também duas congregações religiosas: Missionários Palotinos e Missionários da Sagrada Família.formacao_seminaristas.jpg

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo da formação é fomentar no meio dos seminários e seus seminaristas, um ardoroso desejo pela missão permanente, que motive os jovens seminaristas a serem verdadeiramente discípulos missionários, conforme pede o Documento de Aparecida.

O bispo da diocese de Osório e responsável pela Dimensão Missionária no Regional Sul 3, dom Jaime Pedro Kohl, fez a abertura oficial do encontro refletindo sobre o ser missionário desde os primeiros anos de seminário, em uma constante configuração com Cristo, Sumo Sacerdote. O prelado aproveitou esse momento para ressaltar aos seminaristas a importância de cultivarem o espírito missionário durante todo o seu processo formativo.

Seguiu-se a apresentação dos diversos grupos presentes e de um painel no Instituto de Teologia Pastoral (ITEPA), com o tema “Missão dos discípulos a serviço da vida plena” – Capítulo VII do Documento de Aparecida. Dom Jaime Pedro Kohl, e os padres Camilo Pauletti, Fabiano Dalcin, Maurício Jardim e Jaime Patias apresentaram suas experiências missionárias Ad Gentes.

Padre Maurício, que foi missionário Ad Gentes na África durante três anos (2009-2011) e hoje é pároco da Paróquia São Vicente de Gravataí, partilhou sua experiência missionária em Moçambique. Segundo ele, a missão nasce de uma fascinação, de um encantamento com Jesus Cristo, que quer se revelar, e deve ser revelado aos irmãos.

Pontifícias Obras Missionárias

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são o organismo oficial da Igreja universal e de cada Igreja particular para a animação e cooperação missionária universal. Elas exprimem a solicitude do Papa e dos pastores por toda a Igreja. Gera, nos católicos, desde a infância, o espírito de fraternidade universal e missionário, sem o qual não haverá verdadeira cooperação. Atendem e socorrem as mais diversas necessidades de ajuda material e espiritual de todos os povos. Promovem uma eficaz coleta para o bem de todas as missões atendendo às necessidades de cada uma.

As Pontifícias Obras Missionárias mantém vivo e circulante, nas comunidades eclesiais, o espírito de solidariedade e de universalismo missionário. O Concílio Vaticano II, no Decreto “Ad Gentes”, consagrou solenemente estas Obras como instrumento principal do Colégio Episcopal – do Papa e dos bispos – para a cooperação na atividade missionária universal da Igreja (AG 38). (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas