Gaudium news > Peru quer recuperar o verdadeiro significado da véspera do dia de Todos os Santos

Peru quer recuperar o verdadeiro significado da véspera do dia de Todos os Santos

Lima (Quarta-feira, 24-10-2012, Gaudium Press) A Comissão Episcopal da Família e Vida, da Conferência Episcopal Peruana (CEP) enviou uma mensagem aos fiéis do país, exortando os pais de família para que se recupere o verdadeiro significado das vésperas da Festa de Todos os Santos.

finados.jpg

A Comissão de Família e Vida da CEP
convida para que as crianças se
vistam de algum santo n aVéspera
dodia de Todos os Santos

“No dia 1º de novembro celebra-se a Solenidade de Todos os Santos. Esta festa, como todas as solenidades, começa na noite anterior. Por isso, a noite do dia 31 de outubro chama-se em inglês antigo ‘Allhallow’seve’ – véspera de todos os santos.
Mais tarde ‘Allhallow’seve’ abreviou-se para ‘Halloween’. Mas, como as celebrações de um povo refletem sua cultura e sua fé, Halloween deixou de ser uma festa cristã para converter-se em uma fantasia de bruxa e fantasmas”, expõem a Comissão Episcopal na mensagem.

O texto recorda também que a festa dos fiéis defuntos foi instituída em 31 de outubro de 988 por Santo Odilon, um monge beneditino. O santo exortou aos religiosos a orarem especialmente pelos defuntos, neste dia. O costume se estendeu convertendo-se no que chamamos a Festa dos Defuntos.

Por essa razão, a Comissão da Família e Vida da CEP em sua mensagem fez um particular alerta afim de que os pais de família cuidem para que o Halloween não substitua a Solenidade de todos os Santos, “festa que nos recorda que são muitos os santos do céu, não só os canonizados”, e se recorda “que todos somos chamados por Deus a ser santos e um dia chegar ao céu”.

A mensagem exorta também para que se trabalhe “pelo retorno da verdadeira celebração da Festa de todos os Santos”, e para que se viva esta comemoração convidando as crianças a fantasiar-se de santos, a conhecer o legado e a vida dos santos e a distribuir estampas de santos às famílias onde vão pedir doces.

“É também recomendável visitar ao Santíssimo e rezar em reparação às atividades pagãs da noite e os ritos satânicos. É comum que no dia 31 de outubro haja profanações contra o Santíssimo e que se roubem hóstias consagradas nas eucaristias para ritos satânicos”, continua a mensagem da Comissão Episcopal.

Finalmente, e como atividades concretas, a Comissão propõem a realização da catequese nos dias anteriores ao Halloween, para que se ensine às crianças porque a Igreja Católica celebra a festa de todos os Santos e os Fiéis Defuntos, assim como a importância de recordar os testemunhos dos Santos e promover tardes de cinema, na qual seja apresentada a vida de algum Santo. (EPC)

Com informações da Conferência Episcopal Peruana (CEP).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas