Taiwan celebra 70 ano de relações diplomáticas com a Santa Sé
Taipei (Terça-feira, 23-10-2012, Gaudium Press) A República da China (Taiwan), celebrou no último sábado, 20, os aniversário de 70 anos de relações oficiais com a Santa Sé, com uma celebração litúrgica especial na Catedral da Imaculada Conceição de Taipei e presidida por Dom John Hung Shan-Chuan, presidente da Conferência dos Bispos de Taiwan. O representante da Santa Sé, Dom Paul Russell, dirigiu-se aos 30 sacerdotes, numerosos fiéis e autoridades civis congragadas e destacou o bom panorama das relações diplomáticas.
A Santa Sé é o único Estado da Europa que sustenta relações diplomáticas com Taipei |
A Santa Sé é o único Estado da Europa que sustenta relações diplomáticas com Taipei, situação que não agrada ao governo chinês. Por esse motivo, Dom Russell assinalou que existem desafios, mas que estes “não são inerentes à natureza fundamental da República da China (Taiwan) ou da Santa Sé, mas derivadas de fatores externos”.
Por sua vez, Vanessa Shih, Vice-ministra de assuntos exteriores, expressou durante um discreto ato de celebração posterior à Eucaristia, que a relação com a Santa Sé “permaneceu firme, baseada no compromisso partilhado pela paz mundial e o bem-estar da humanidade”. A funcionária destacou a notável entrada da Igreja nos campos da educação, da saúde e do bem-estar social em Taiwan.
A Santa Sé mantêm relações diplomáticas com a República da China antes da revolução socialista. Quando o governo se viu forçado a emigrar à Taiwan não se interrompeu a relação e a Igreja continuou trabalhando em seu apostolado na ilha. Enquanto o regime da China continental avançou na restrição da liberdade religiosa até sua completa proibição na década de 1970. Atualmente a Santa Sé não tem acordos com o governo chinês e a Igreja enfrenta notáveis dificuldades para exercer seu apostolado com independência do Estado. (EPC)
Com informações da UCA News.
Deixe seu comentário