Os Santos abraçam a humanidade com sua caridade afirma o Cardeal Angelo Amato
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 23-10-2012, Gaudium Press) Em uma de suas intervenções durante a XII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, o Cardeal Angelo Amato, SDB, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, tratou sobre a santidade.
Cardeal Angelo Amato |
O Cardeal iniciou citando um trecho do Lineamenta: “O último segredo da nova evangelização é a resposta ao apelo à santidade de cada cristão” (n. 158).
Segundo o purpurado, ” é por meio dos Santos que a Igreja oferece ao povo o espetáculo edificante do Evangelho vivido, testemunhado e proclamado sine glossa”. De fato, os santos “evangelizam através de sua vida virtuosa, alimentada pela fé, esperança e caridade. Eles incorporam a completude evangélica, que é um verdadeiro reflexo de Cristo. Eles respondem com extraordinária criatividade ao mandamento do amor a Deus e ao próximo”.
Para o Cardeal, o nosso calendário está preenchido com nomes de santos, pois eles “abraçam a humanidade com sua caridade, tornando a vida melhor, mais pacífica, mais fraterna”.
Além disso a história da Igreja em todo o orbe “registra os santos de todos os tempos, de todos os países, de cada raça, língua ou cultura, porque a graça do Deus Trino é como o orvalho da manhã”, que pousa em todas as plantas do jardim, “quando pousa na rosa é vermelho, nas folhas é verde, nos lírios é branco. Assim é a santidade, que, embora seja única como dom divino, impregna aos poucos, transformando os corações dos filhos da Igreja em todas as partes do mundo”. (EPC)
Com informações da ANS.
Deixe seu comentário