Cardeal mexicano exorta que a Igreja tem que ser missionária
Guadalajara (Segunda-feira, 22-10-2012, Gaudium Press) Durante missa dominical, o Cardeal mexicano Norberto Rivera Carrera aproveitou para pregar a respeito do Dia Mundial das Missões e fazer um apelo para que os fiéis ajudem a Igreja com a vida missionária.
“A Igreja, ou é missionária ou não é nada! Precisamos evangelizar o mundo, tentando encarnar o Evangelho nas culturas e nos corações dos homens e mulheres do nosso tempo”, disse o porpurado, que prosseguiu com as palavras:
“Fazer missão, colaborar com a evangelização, é fazer descobrir que Deus está com o seu amor na vida de cada um e ajudar para que cada um a aceite Deus em sua vida. A ação missionária consiste em facilitar a aceitação pessoal desse compromisso”.
O Cardeal fez referência a uma metáfora na qual a Igreja é comparada a arca de Noé, e explicou que “o Concílio Vaticano II a definiu como sacramento de salvação e considerou esta definição a mais correta. Porque a Igreja santifica os que estão dentro e é promessa de salvação para aqueles que ainda estão fora, chamado para serem salvos. A Igreja é um sinal para todas as pessoas, pois Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2:4).”, continuou.
Posteriormente, o Cardeal Rivera Carrera lembrou de uma citação de Santo Agostinho: “Há alguns dentro da Igreja que são realmente para fora e os outros fora dela que estão na verdade dentro. Ele refere-se assim aos maus cristãos e pagãos bons que testam a bondade de Deus e não um argumento contra a evangelização. Cada homem tem a obrigação de aceitar a Deus na medida em que Deus tenha se manifestado a ele”.
O Purpurado encerrou sua homilia dizendo que o Dia Mundial das Missões há de ser uma boa ocasião para compreender cada vez mais que o testemunho de amor, alma da missão, diz respeito à todos para servir o Evangelho e não deve ser considerado uma aventura solitária, mas um compromisso compartilhado por todas as comunidades. (EA)
Deixe seu comentário