O Bispo de Basiléia no Sínodo: O apelo à conversão é dirigido a pessoas e a instituições
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19-10-2012, Gaudium Press) No Sínodo dos Bispos, Dom Gmür, bispo de Basileia, Suíça, falou sobre o tema do exame de consciência, sobre como é exercido o ministério episcopal e sacerdotal em relação ao empenho dos leigos na vida da Igreja. “O apelo à conversão se dirige a pessoas e à instituição. A conversão da pessoa encontra a sua correspondência na reforma das instituições. Ambas olham para a renovação espiritual baseada sobre a fé”, observou propondo: “a escuta mais profunda e um mandato oficial para os leigos”.
O bispo suíço salientou que o testemunho da fé que dão os leigos deve ser apreciado e exige uma colaboração por parte da instituição da Igreja. “Tantos fiéis testemunham a sua fé. Fazem ver o vulto humano e pessoal de Jesus”, observou perguntando como a Igreja pode reconhecer as suas competências e as suas propostas concretas verdadeiramente. “Parece-me que temos que escutar mais e discernir com benevolência aquilo que os leigos nos dizem”, acrescentou em resposta.
Salientou também que um desafio é entender bem as reformas necessárias. Dom Gmür propôs uma reforma da organização do empenho dos leigos na própria comunidade. “Muitas vezes – disse – desprovidas de sacerdotes, as comunidades locais se encontram envolvidas com leigos prontos a assumirem diversas responsabilidades. Seria importante repensar se não há um mandato eclesial que dê a eles, a homens e mulheres, uma missão para a atividade pastoral que desenvolvem com base na sua dignidade de batizados. (AA)
Deixe seu comentário