Bispo de Santa Cruz do Sul renova convite aos batizadas na fé católica para que abracem a causa das missões
Santa Cruz do Sul (Sexta-Feira, 19/10/2012, Gaudium Press) Com o título “Partilhar a fé”, Dom Canísio Klaus, bispo da diocese gaúcha de Santa Cruz do Sul, abordou em seu artigo o Dia Mundial das Missões, celebrado pela Igreja Católica neste domingo. Segundo ele, é um dia especial para os católicos renovarem o compromisso com a evangelização do mundo e um dia de oração e de conscientização da importância do anúncio de Cristo, além de ser feita também a coleta de doações para alimentar o Fundo Universal de Solidariedade, destinado a sustentar a atividade missionária da Igreja em todo o mundo.
O prelado explica ainda que junto com o Dia Mundial das Missões, a Igreja Católica no Brasil faz de outubro o Mês das Missões, propondo um tema específico para ser aprofundado em cada ano. Neste ano, o tema motivador é: “Brasil missionário, partilha tua fé”. Com isso, afirma o arcebispo, pretende-se evidenciar uma realidade pouco conhecida: a presença atuante de missionárias e missionários brasileiros em todos os continentes, o que representa uma grande riqueza para a Igreja, associada ao convite para intensificar esta presença junto aos irmãos e irmãs que ainda não conhecem Jesus.
Dom Canísio cita inclusive a própria região de Santa Cruz do Sul, onde diversas pessoas estão atuando nas missões da África, do Oriente Médio, da Ásia, América Central e Oceania. Ele ressalta que, a exemplo do apóstolo Paulo, elas se deixaram envolver por Jesus Cristo, a ponto de compreender que anunciar o evangelho não é gloria, mas uma necessidade que se me impõe. “Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho” (1 Cor 9,16).
A estas pessoas, o arcebispo junta também aquelas que estão nas missões da região amazônica, entre as quais dois padres da diocese gaúcha (Nelson Beuren e Clécio Henckes) e duas missionárias leigas (Inês Pappen e Neli Miorando) que estão trabalhando na Igreja Irmã de Sinop, mais especificamente nos municípios de Terra Nova do Norte e Matupá, junto com Dom Gentil Delázzari.
Para o prelado, neste Dia das Missões não podemos esquecer as pessoas que estão ocupadas em levar o evangelho aos grupos que tem pouco vínculo com a Igreja. “Às vezes são jovens; outras vezes pessoas vivendo na periferia de nossas cidades, intelectuais, artistas, políticos, formadores de opinião, trabalhadores com grande mobilidade, nômades, etc” (DGAE, nº 78). Na expressão da Conferência de Aparecida, são estes os novos areópagos, onde é preciso semear os valores evangélicos.
“Movido pelo espírito missionário sobre o qual se edifica a Igreja, renovo o convite a todas as pessoas batizadas na fé católica, a que abracem a causa das missões. Vamos partilhar a nossa fé, anunciando o Evangelho no meio onde vivemos e apoiando as pessoas que estão nas frentes de missão. Ó Deus, derramai a vossa bênção sobre a obra da evangelização. Acompanhai vossos missionários e despertai em nós maior solidariedade na partilha da nossa fé com todos os povos, construindo o vosso Reino”, conclui. (FB/JS)
Deixe seu comentário