Arquidiocese de Pelotas promove 27ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe
Pelotas (Quinta-Feira, 18/10/2012, Gaudium Press) Tendo como lema “Com Maria, de pé, junto à cruz dos sofredores”, a arquidiocese de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, promove no próximo domingo, 21 de outubro, a 27ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, com concentração prevista para as 22h de sábado, dia 20, na Paróquia Santa Terezinha, no bairro Três Vendas, na cidade gaúcha.
O arcebispo metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, explica que a temática da Romaria e das outras atividades relacionadas é inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano e gira em torno da saúde pública e das pessoas que sofrem com doenças e carências de atendimento. Outra fonte de inspiração para a Romaria é a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 e no convite dos jovens a se colocarem de pé para professarem sua fé.
Ainda segundo o prelado, a preparação de espírito para a Romaria é muito bom e a expectativa é de ampliação do público, com relação aos anos anteriores. “Temos recebido mais adesão a cada ano e, por isso, estamos melhorando a organização da procissão e a estrutura no santuário”, afirmou Dom Jacinto.
Romaria e Juventude
De acordo com os organizadores do evento, todos os anos a romaria tem a participação intensa da juventude, e especialmente nesta edição, terá ainda o “Bote fé na vida” (juventude em caminhada), que consiste na ação preparatória para a recepção da Cruz Peregrina da JMJ 2013. A proposta da caminhada é reunir a juventude em grupos de 12 integrantes e um coordenador, que receberão cada um seu “kit peregrino”, para partilharem passo a passo seu jeito jovem de ser Igreja.
A programação do evento terá início às 22h, do dia 20 de outubro, com a vigília na Matriz da Paróquia Santa Terezinha. Logo após, às 23h, será realizada a celebração de envio, e em seguida, a partir das 24h, começará o Bote Fé na Vida, a caminhada da juventude rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, seguindo um trajeto pré-estabelecido. A distância entre a Paróquia Santa Terezinha e a Cascata é de aproximadamente 24 quilômetros.
Chegando ao Santuário todos poderão expressar artisticamente a experiência vivenciada na madrugada. Serão momentos de emoção, aventura, devoção e alegria, para os mais de 250 participantes – número que continua crescendo, e desde já superou as expectativas.
No domingo, às 7h, acontecerá a celebração eucarística de abertura da Romaria na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, ao mesmo tempo em que será realizada a santa missa de acolhida dos romeiros no Santuário de Guadalupe. Após a missa, às 8h, terá início a carreata com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, saindo da Catedral rumo ao Santuário na Cascata. Às 9h haverá a acolhida da imagem da Virgem, no Largo da Cascata, e o início da caminhada subindo a colina do Santuário, e na sequência, às 10h, será realizada a coroação e celebração eucarística solene junto ao Santuário. Ao meio-dia haverá um almoço de confraternização.
No turno da tarde, a partir das 14h, será rezada a oração do rosário com todos os romeiros, seguido de benção especial dos objetos religiosos. Às 15h30min será o momento da adoração e benção do Santíssimo Sacramento. O encerramento do evento se dará com o envio dos romeiros, às 16h. A missa para os trabalhadores das equipes de serviço da romaria acontecerá às 16h30min, no Santuário.
Ao longo de todo o dia haverá atendimento para o Sacramento da Reconciliação (Confissão) ao longo de todo o dia, no Pavilhão dos Hóspedes, ao lado do Santuário.
O Santuário de Guadalupe, na Cascata, fica localizado na BR 392, no quilômetro 88, entre as cidades de Pelotas e Canguçu. O local está aberto todos os dias, a partir das 8h, para a visitação dos romeiros e grupos organizados. Mais informações pelos telefones (53) 3277-5659 e (53) 3225-8055. (FB/JS)
Deixe seu comentário