Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba (PR) deve reunir neste sábado uma multidão de jovens para o DNJ 2012

Arquidiocese de Curitiba (PR) deve reunir neste sábado uma multidão de jovens para o DNJ 2012

Curitiba (Quinta-Feira, 18/10/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, estará em festa no próximo sábado, dia 20 de outubro, com a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012, proposto pela Igreja Católica em todo o país. Esperando reunir uma multidão de jovens em um dos espaços mais conhecidos da capital paranaense – o Largo da Ordem -, o evento deste ano terá como tema “Qual vida vale a pena ser vivida?”.dnj.jpg

As atividades do DNJ 2012 terão início às 12h. Com o objetivo de dinamizar as discussões e reflexões a cerca da juventude e sobre o que temos feito com o dom que Deus nos deu (a vida), e o que podemos fazer com ela, serão realizadas rodas de conversa, momentos de espiritualidade e de lazer, apresentações culturais, entres outras  atrações. Durante todo o dia, jovens de diversos movimentos católicos e paróquias também participarão da adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja da Ordem.

Ás 18h haverá a celebração da santa missa, presidida pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti. O encerramento do evento se dará a partir das 21h com a Banda Canção Nova e do cantor Cosme.

De acordo com o Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba, Jesus tem uma  proposta de vida plena para o jovem, uma vida na qual ele se realize nos aspectos emocionais, profissionais, sociais e afetivos, pois a juventude merece ter vida em abundância e isso não vem acontecendo para a maioria deles.

O DNJ faz parte da programação prévia da Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do ano que vem. Uma equipe da Semana Missionária da JMJ Curitiba estará no local dando informações e cadastrando jovens que desejam participar do evento em Curitiba e no Rio de Janeiro.

A organização do evento relembra ainda que aqueles jovens que receberam um vasinho e um retalho na Jornada Diocesana da Juventude deverão levar esses símbolos no dia do DNJ. No vasinho cada grupo precisava plantar algo e cultivar, lembrando a vida da juventude que deve ser cuidada com carinho para que floresça. E no retalho, o jovem e seu grupo deveriam responder à questão: “Qual vida vale a pena ser vivida”? Com estes retalhos será confeccionada uma colcha que deverá acolher e acompanhar a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, no Bote Fé da arquidiocese, em fevereiro.

Dia Nacional da Juventude

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é um dia de muita festa, reflexão, e manifestação, realizado em quase todas as dioceses do país e é um dos principais eventos da Pastoral da Juventude. Ele existe há mais de 25 anos, e a cada ano tem um tema diferente, que sugere discussões em âmbito nacional. Começou no ano de 1985 com o tema “Construindo Uma Nova Sociedade”, e durante esse tempo, vários temas foram discutidos, com a intenção de promover a reflexão na juventude que é uma das parcelas mais atingidas pelos problemas da sociedade.(FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas