Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre lança Guia Histórico-Artístico da Catedral Metropolitana

Arquidiocese de Porto Alegre lança Guia Histórico-Artístico da Catedral Metropolitana

Porto Alegre (Terça-Feira, 16/10/2012, Gaudium Press) No último dia 11 de outubro, durante a abertura do Ano da Fé, a arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, lançou o livro Guia Histórico-Artístico da Catedral Metropolitana. A obra, de autoria do bispo emérito de Porto Alegre, dom Antônio do Carmo Cheuiche, retrata os aspectos históricos e artísticos de um dos edifícios mais importantes da capital gaúcha.

Ao longo das 113 páginas e oito capítulos do livro, dom Antônio fez um estudo aprofundado sobre os segredos de cada espaço da catedral, revelando tratar-se não apenas de um templo, mas de um edifício cujas características históricas e culturais estão intimamente ligadas à cidade de Porto Alegre. Além disso, no decorrer da obra o prelado destacou a importância de se preservar a memória social, cultural, arquitetônica e urbana da capital.

guia historico-artistico catedral de Porto Alegre.jpg
O Guia foi lançado na Solenidade da Mãe de Deus,
padroeira da Catedral, e no dia da abertura do Ano da Fé.

A publicação cita também a elaboração do projeto arquitetônico do templo e do desenvolvimento de sua construção durante 65 anos, apresentando a beleza ímpar e as proporções harmoniosas do recinto sagrado. Ainda por meio de um relato histórico, socioambiental e cultural da edificação, o arcebispo retrata a dialética existente entre a teologia e a realidade das estruturas arquitetônicas e dos espaços vivenciais que constituem o monumental edifício.

Os oito capítulos ressaltam o significado e a função de aspectos como os antecedentes históricos à construção da Catedral: os aspectos exteriores, como os painéis, os mosaicos, as torres, a cúpula, cripta; e os aspectos interiores da catedral, como átrio, nave central, presbitério, via-sacra e mobiliário litúrgico. A produção também atualiza a história do local com as obras feitas entre os anos de 2000 a 2009 e a classificação cronológica dos arcebispos, bispos, e párocos da Catedral Metropolitana.

Como não poderia faltar, o livro é complementado ainda por imagens que esclarecem ao leitor as características técnicas da edificação, assim como trazem uma interface entre o visual e os significados dos elementos.

O lançamento do guia, realizado pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, aconteceu em uma data histórica para a Igreja Católica. Foi justamente no dia 11 de outubro de 1862, dia em que, no calendário litúrgico pré-conciliar, foi celebrada a Solenidade da Mãe de Deus, padroeira da catedral. Por isso, escolheu-se esse dia, juntamente com a abertura do Ano da Fé, para apresentar o livro. Além disso, também neste ano, a Catedral Metropolitana, juntamente com a cidade de Porto Alegre, celebrou os seus 240 anos de fundação.

Dom Dadeus afirmou que o livro desperta uma vontade de visitar e percorrer cada recanto do templo: “Quem lê o livro de dom Antônio sente-se convidado a percorrer, pessoalmente, o recinto sagrado e admirar suas proporções harmoniosas e sua beleza ímpar. É o espaço que Porto Alegre dedica para celebrar dignamente os santos mistérios. Atesta a fé dos antepassados que a ergueram e garante a fidelidade e autenticidade das gerações presentes e futuras”, completou.

Dom Antônio do Carmo Cheuiche

Dom Antônio do Carmo Cheuiche, falecido em 2009, era especialista em arte sacra. Nasceu no dia 13 de junho de 1927. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 10 de março de 1951, na Ordem dos Padres Carmelitas. Sua formação acadêmica inclui qualificação em Teologia em Burgos (Espanha), jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madri e cursos de extensão nas universidades de Viena, Freiburg e Breisgau.

No dia 5 de maio de 1971 foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre. Por ser ligado ao mundo da cultura, foi membro da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, do Pontifício Conselho de Leigos, da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz e do Pontifício Conselho para os Não Crentes, todos dicastérios do Vaticano. Durante 25 anos foi membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM. Escreveu várias obras, além de vários ensaios sobre cultura, cristianismo, inculturação e pastoral urbana. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas