Gaudium news > Arcebispo de Belo Horizonte inaugura exposição sobre Concílio Vaticano II

Arcebispo de Belo Horizonte inaugura exposição sobre Concílio Vaticano II

Belo Horizonte (Quarta-feira, 10-10-2012, Gaudium Press) Na próxima quinta-feira, 11, às 10h, o Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, inaugura na capital mineira uma exposição sobre o Concílio Vaticano II.

Entre os objetos expostos, o visitante poderá ver um solidéu utilizado pelo Papa João XXIII, um cálice pertencente ao Papa Paulo VI e um caderno com anotações de Dom João Resende Costa, segundo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte,sobre o Concílio Vaticano II, .

image001.jpg

O evento faz parte das ciomemorações dos 50 anos de abertura do Concílio, solenemente iniciado pelo Papa João XXIII no dia 11 de outubro de 1962 e concluído pelo Papa Paulo VI no dia 8 de dezembro de 1965. Também marca a celebração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e a abertura do Ano da Fé.

A exposição será realizada no Memorial da Arquidiocese e estará aberta ao público a partir da próxima terça-feira, 16, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. O Memorial da Arquidiocese fica na Praça Duque de Caxias, 200, bairro Santa Teresa, Belo Horizonte.

Concílio Vaticano II

Convocado pelo Papa João XXIII, o Concílio foi realizado entre os anos 1962 e 1965, contando com a participação de bispos de todo o mundo e teve como objetivo preparar a Igreja para anunciar o Evangelho na sociedade moderna.

Catecismo da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica, publicado no dia 11 de outubro de 1992, é fruto do Concílio Vaticano II. Nasceu a partir da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Bem-aventurado Papa João Paulo II no dia 25 de janeiro de 1985. Durante a Assembleia, os bispos concluíram ser necessária a elaboração de um Catecismo, ou compêndio, de toda a doutrina católica, tanto em matéria de fé como moral.

O Ano da Fé

O Ano da Fé é uma convocação do Papa Bento XVI e será vivido de 11 de outubro de 2012 até 24 de novembro de 2013. É um “convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”, conforme explica o documento Porta Fidei, publicado pelo Papa Bento XVI. (EPC)

Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas