Arcebispo de Salvador destaca lições diante a vida de Nossa Senhora
Aparecida (Segunda-feira, 08-10-2012, Gaudium Press) O quarto dia da novena de Aparecida, na noite do último sábado, foi presidio pelo Arcebispo de Salvador, Dom Murilo S. R. Krieger. O tema refletido foi ‘Maria: alegria de acolher os necessitados de Deus’, e o Arcebispo destacou quatro possíveis lições diante a vida de Nossa Senhora.
A primeira foi a de Ir apressadamente ao encontro dos mais necessitados:
“Ao nosso redor, muitos passam fome, não têm casa, saúde ou educação; outros vivem tristes e desanimados por nossa incapacidade de repartir os dons que recebemos. Maria acolheu Jesus e o levou a Isabel. Fazendo isso, ela nos ensina que este belo e majestoso mundo que Deus nos deu, suas riquezas, a terra e o pão, as qualidades com que nos enriqueceu, o que somos e temos, tudo, enfim, não é para desfrutarmos egoisticamente, mas para repartir com os outros”, afirmou.
Segundo Dom Murilo, Maria nos ensina a buscar a vontade de Deus, a não esperar soluções mágicas, a fazer a nossa parte para que se multipliquem ao nosso redor gestos marcados pela justiça e pela verdade, pela solidariedade e pela paz – gestos de amor.
“Eis, pois, a segunda lição que a Mãe Aparecida nos dá neste quarto dia de sua novena: quando uma pessoa dá um sim total a Deus, passa a transmitir a outros, com sua simples presença, os frutos do Espírito Santo”, acrescentou Dom Murilo.
Após as duas primeiras lições o prelado apontou como terceira lição de Maria que Cristo é o único caminho para o Pai. Ele é o modelo supremo, ao qual, como discípulos, devemos conformar nossa própria conduta.
“Nossa devoção a Maria está, pois, subordinada à devoção para com o divino Salvador. Ao nos voltar para Maria, nos voltamos para aquela em quem o próprio Pai eterno confiou. O Pai confiou a ela Seu único Filho, Seu Filho amado; nós confiamos a Maria nossas necessidades, problemas e pedidos”, acrescentou.
A última, mas não menos importante lição destacada por Dom Murilo é que Nossa Senhora sempre nos leva a seu filho Jesus Cristo.
“Quando alguém visita um santuário mariano; quando um peregrino vem a Aparecida para encontrar-se com a Mãe de Jesus e, assim, fortalecer sua fé, acaba sendo levado por ela a um encontro ainda mais importante: o encontro com Jesus no sacramento da penitência e da eucaristia”, afirmou.
Finalizando seu sermão, o Arcebispo ressaltando que o mais belo livro de Aparecida é escrito pelos romeiros que, aqui, sentem-se em casa – na sua casa.
“E têm razão, pois a casa de Maria não é só de Jesus: ele mesmo quis que a casa de sua mãe tivesse as dimensões do mundo, para abrigar cada pessoa que ele salvou com o seu sangue”, finalizou. (EA)
Deixe seu comentário