53º Encontro dos Jovens de Nazareth movimenta a diocese gaúcha de Rio Grande
Rio Grande (Segunda-feira, 08/10/2012, Gaudium Press) A Diocese de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, promoveu no último final de semana, de setembro, o 53º Encontro dos Jovens de Nazareth, movimento idealizado por dom Jayme Henrique Chemello e voltado para jovens de 14 a 17 anos. O encontro, que acontece duas vezes ao ano, foi realizado na casa de formação da cidade e contou com a participação de 81 cursistas.
No total 180 pessoas participaram diretamente do retiro. Além dos cursistas, o encontro teve a ajuda de uma equipe de 20 jovens que trabalharam como serviçais e outros 15 que apoiaram o retiro como monitores. Os jovens foram acompanhados por um ministério de assessoria formado por dez casais, dos quais sete permaneceram junto a eles todo o final de semana. Este ano, a equipe de apoio contou com a participação de mais de 50 jovens.
Todo o trabalho realizado durante o encontro culminou com uma solene celebração eucarística na Igreja Sagrada Família, que estava repleta de familiares e amigos que se contagiaram com a alegria dos encontristas, os mais novos Jovens de Nazareth. A missa foi animada pelo ministério de música João XXIII.
Movimento Jovens de Nazareth
O Encontro de Jovens de Nazareth nasceu em Pelotas, idealizado por dom Jayme Henrique Chemello, bispo daquela diocese, no final da década de 70. Sua preocupação era de chamar para o convívio da Igreja os jovens de 14 a 17 anos tão necessitados dos valores verdadeiramente éticos, morais, espirituais e afetivos. Dessa forma, o 1º Encontro de Jovens de Nazareth aconteceu de 12 a 14 de maio de 1978, com o objetivo de oferecer aos jovens a oportunidade de conhecerem Jesus de Nazareth e engajarem-se na Igreja Católica de maneira atuante e perseverante.
Na Diocese do Rio Grande, percebia-se a mesma necessidade de um encontro voltado para meninos e meninas mais jovens, que lhes apresentasse Jesus de Nazareth e os estimulasse ao trabalho de evangelização. Nesse contexto, chegou o Nazareth a Rio Grande, na década de 80. O 1º Encontro de Jovens de Nazareth da Diocese do Rio Grande aconteceu nos dias 23 a 25 de outubro de 1987.
O movimento de Nazareth em 2012 está completando 25 anos, cerca de 4 mil jovens já passaram pelo Lar de Nazareth, como chamam a casa de formação durante os dias de encontros. Em todo esse tempo, muitos jovens já constituíram suas próprias famílias, alguns se tornaram tios de Nazareth (membros da equipe de casais que assessoram os jovens) e outros foram chamados à vida religiosa. (FB/JS)
Deixe seu comentário