Gaudium news > Apostolado da Oração de Florianópolis promove Concentração Arquidiocesana

Apostolado da Oração de Florianópolis promove Concentração Arquidiocesana

Florianópolis (Quinta-Feira, 04/10/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoveu no último dia 30 de setembro a IV Concentração Arquidiocesana do Apostolado da Oração, com a participação de mais de 4 mil pessoas. O evento, que reuniu 135 associações do Apostolado da Oração de todas as comarcas da arquidiocese e duas da diocese de Joinville, foi realizado no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), na cidade de Governador Celso Ramos.

A concentração, que teve como tema “Coração de Jesus, fonte de vida e motivação para viver a Palavra e a Fé”, iniciou às 8h30min com a acolhida dos participantes conduzida pelo Movimento Evangelístico Jovem (MEJ), ala jovem do Apostolado da Oração. Logo na sequência ocorreu a entrada solene da imagem do Sagrado Coração de Jesus e das bandeiras dos apostolados participantes.

O diretor espiritual do Apostolado na Arquidiocese, padre Sereno Boesing, foi responsável pela primeira palestra sobre a temática do encontro, salientando que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e que só podemos ter coisas nesta vida através dele que é o autor de tudo o que vemos. Já o secretário nacional do Apostolado da Oração, padre Otmar Schwengher, falou sobre a importância de investir na participação dos jovens e na formação dos líderes do movimento. Ele também explicou a funcionalidade e estrutura do Apostolado da Oração e falou dos oito pontos da espiritualidade inaciana.

No começo da tarde foi realizada a Oração do Terço Encenado, com cada uma das oito comarcas apresentando uma parte da oração. Logo depois houve a adoração e bênção do Santíssimo, conduzida pelo Padre Márcio Alexandre Vignoli, responsável pelo CEAR. Os jovens foram convidados para ficar diante do palco. O encerramento do encontro deu-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Wilson Tadeu Jönck e concelebrada por mais 12 padres.

O arcebispo destacou durante sua homilia a força e a importância da presença do Apostolado na Arquidiocese. “A centralidade do Coração de Jesus resume todo o amor do Pai do Céu e o Apostolado é convidado a expandir o amor de Deus”, disse. Ainda no final da celebração, dom Wilson comunicou aos presentes que o padre Sereno não estará mais na arquidiocese no próximo ano, pois assumirá a coordenação do Apostolado da Região Sul do Brasil, com sede no Rio Grande do Sul.

Padre Sereno, por sua vez, ressaltou a presença dos jovens e avaliou que o encontro foi marcante e rico em conteúdos. Segundo ele, o Movimento Evangélico Jovem é um desejo do apostolado e aos poucos vem se tornando uma realidade. Por fim, em vista de sua partida de Florianópolis, o sacerdote afirmou que a arquidiocese sempre ocupará um lugar especial no seu coração pela acolhida que recebeu e pelas pessoas que contribuíram com o seu trabalho.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção; e assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo. Para ser membro do Apostolado da Oração, a condição fundamental é o amor. Amor que é o próprio Espírito de Cristo atuando através de nós. Amor que leva a ser manso e humilde de coração e ter um coração simples e pequenino, como o das crianças. O amor não tem idade, a oração não tem idade.

O Apostolado da Oração está intimamente ligado à Companhia de Jesus, os Jesuítas. Começou em 1884 em um Colégio desta Ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. No Brasil, o Apostolado começou em Itu, São Paulo, em 1871, pelo padre Bartolomeu Tassei, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888 havia cerca de 300 Centros de AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros.(FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas