Bispo de Amparo preside Missa de abertura da Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida
Aparecida (Quinta-feira, 04-10-2012, Gaudium Press) O Bispo da Diocese de Amparo (SP), Dom Pedro Carlos Cipolini, presidiu na última quarta-feira, 3, a missa de abertura da novena em louvor à Nossa Senhora Aparecida.
O tema da celebração foi “Maria: Alegria de ser escolhida de Deus!”
Durante o sermão, Dom Pedro Cipolini comentou que a saudação que o Anjo faz a Maria no Evangelho do dia (Lc. 1,28), “é um convite à alegria, porque Deus a escolheu entre todas as mulheres. Que mistério profundo do amor de Deus que escolhe Maria, a humilde, simples e desconhecida moça de Nazaré. Deus a escolhe e convida-a para se alegrar!”.
Segundo o prelado, foi com a ajuda de Nossa Senhora, que Deus começou a cumprir suas promessas. “Ele a convida para ser a mãe de seu Filho, concebido por obra e graça do Espírito Santo. Maria tendo sido escolhida diz seu Sim, e desta forma abriu as portas para que Deus pudesse cumprir suas promessas. Por isso nós invocamos Maria na Ladaínha Lauretana, como “Causa de nossa Alegria”. Maria foi a agraciada, a favorecida e por isso ela canta, quem está alegre canta.”
O Bispo de Amparo explicou ainda que Nossa Senhora foi convidada a alegrar-se pois além de ser a escolhida para ser mãe do Filho de Deus, também foi a primeira a saber de sua vinda ao mundo, a crer Nele e a colaborar com Nosso Senhor Jesus Cristo, aceitando o convite de ser sua mãe.
Por este motivo ela é a primeira na Igreja e a primeira discípula e missionária. “Ela não é o centro de nossa fé, o centro da nossa fé é Jesus o Filho de Deus, morto e ressuscitado, mas Maria faz parte deste centro de forma toda especial. Isto porque ninguém neste mundo, esteve unido a Cristo como Maria sua Mãe. Deus quis assim, foi este o desejo de Deus. Por isso todas as gerações a chamarão de bendita (Lc 1,48). E Isabel sua prima, exultando de alegria no Espírito Santo, inaugura a fila dos devotos de Maria, louvando-a quando exclama; “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”( Lc 1, 42)”, declarou.
Ao final da homilia, Dom Pedro Cipolini ressaltou que em nossos dias as pessoas procuram a alegria no bem estar material, no prazer e satisfação imediata, esquecendo-se de buscar a alegria que brota da fé vivida no amor. “A alegria buscada somente como fruto de satisfação material, acaba, gera frustração, pois nunca se contenta. Tudo acaba quando acaba o prazer. É mera satisfação material. Mas a alegria que brota da fé e da esperança ela é para sempre, porque vive no amor e do amor, o qual jamais passará. Temos que procurar as alegrias que não passam, aquelas que duram por toda a eternidade. Jesus trouxe esta alegria à terra, trouxe a salvação. Desta alegria ninguém é excluído. Por isso não sejamos cristãos tristes e desanimados, mesmo se tivermos contrariedades na vida. Na companhia de Maria alegremo-nos porque temos em Jesus a fonte de nossa alegria”, concluiu o prelado. (EPC)
Com informações da A12.
Deixe seu comentário