Cartas pastorais de bispos asiáticos são publicadas
Pequim (Terça-feira, 02-10-2012, Gaudium Press) – Em razão do Ano da Fé, diversos bispos diocesanos da China continental publicaram sua Carta pastoral para o Ano da Fé. Três deles o fizeram na festa de São Mateus Apóstolo, no último dia 21 de setembro, para responder ao apelo do Papa Bento XVI para o Ano da Fé.
O Bispo da diocese de Guang Zhou, Dom Gan Jun Ren, confirmou em sua carta o empenho da Igreja a guiar os fiéis no Ano da Fé buscando a verdade, para serem todos testemunhas válidas do Cristo Ressuscitado.
“A fé é como um revezamento que nós recebemos dos nossos antepassados na fé, e temos o dever de transmiti-la precisa e veloz. Portanto, todos os irmãos e as irmãs devem seguir o ensinamento do Papa na vida para engrandecer ao máximo o espírito da Porta da Fé”, disse o Dom Ren, que inconca a intercessão de Nossa Senhora, Estrela da Evangelização, nesta caminhada.
O título da carta de Dom Silvester Lee, Bispo da Diocese de Tai Yuan, e do seu Coadjutor, Dom Paulus Meng, é “Meu Senhor é Meu Deus!” (Jo 20, 28), na qual ilustram a finalidade do Ano da Fé, a manifestação da fé, a Revelação e a transmissão da Revelação, o papel da Igreja na Revelação, a fé na vida dos fiéis, o impacto do mundo de hoje sobre a fé e o apelo da Igreja no Ano da Fé.
Além disso, apresentam o programa da diocese para viver o Ano da Fé: “Terá uma solene abertura, em concomitância com a Igreja universal, em 13 de outubro, na Catedral, para reconfirmar a nossa Fé”. Na Carta, os dois Pastores convidam os fiéis ao redescobrimento da fé e a escolher outra vez em suas vidas de seguir Jesus.
A terceira carta é do Bispo de Xuan Hua, que tem como tema “Não tema, tenha fé!”. A carta destaca a importância da Eucaristia e do Terço para viver bem o Ano da Fé.
“Apesar de causas externas impedirem ao Pastor da diocese de estar com seu rebanho, o seu coração paterno está sempre com vocês e oferece o Sacrifício para vocês. Portanto, compartilho também a graça do Ano da Fé com vocês, exortando-os a viver bem o Ano da Fé”, escreveu o bispo que também indicou Nossa Senhora como exemplo perfeito de vida de fé para os seus fiéis. (EA/JS)
Deixe seu comentário