Arcebispo peruano alerta: A nova evangelização tem que estar em plena harmonia com a Santa Sé
Piura-PERU (Segunda-feira, 01-10-2012, Gaudium Press) Estar em plena harmonia com a Santa Sé Apostólica. Foi dessa forma que o Arcebispo de Piura e Tumbes (norte do Perú), Dom José Antônio Eguren, explicou que a nova evangelização deve estar. O pronunciamento foi durante o Congresso Teológico Internacional que teve o tema “Firmes na fé, sede fortes” como leit -motiv e foi realizado no último final de semana.
“Tanto aqui no Peru quanto na América Latina nós amamos o Papa e sabemos muito bem que onde está Pedro, ali está a Igreja. Estar junto com o Santo Padre é uma das principais características da religiosidade do nosso povo”, afirmou diante das cerca de 4.500 pessoas presentes no congresso.
Dom José Antônio Eguren, Arcebispo de Piura e Tumbes (norte do Perú) |
Dom Eguren falou aos fiéis que o Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e com início em 11 de outubro de 2012, vai servir para a Nova Evangelização em continuidade com a Evangelização Constituinte, realizada pelos missionários que semearam a Palavra Deus na América.
O bispo lamentou o enfraquecimento da atual Evangelização Constituinte sob os ataques de ideologias como o liberalismo, o marxismo e a ideologia de gênero, entre outros.
Essas ideologias, disse o bispo, constituem uma “tentativa de construir o mundo humano sem Deus e do transcendente, ou relegá-lo a um nível secundário de crenças pessoais, diríamos opcional e sem qualquer pretensão de orientação social e cultural”.
O Arcebispo de Piura lembrou que o primeiro espanhol a chegar às terras peruanas era “consciente dos perigos, ameaças e tentações que encontraria”, e pedia a proteção de São Miguel, Príncipe da milícia celestial, e Defensor da Igreja.
Dom Eguren pediu aos fiéis que continuem orando com fervor e intensidade pedindo a ajuda de São Miguel, porque “as tentações não acabaram, os exércitos de Satanás ainda estão por aí. Assim, a oração ainda é necessária.”
“Que Maria possa orientar e apoiar os nossos esforços para realizar a Nova Evangelização em continuidade com a Constituinte”, finalizou o bispo durante o evento que marca os 480 anos da fundação de Piura. (EA)
Deixe seu comentário