Bispo de Caxias do Sul é nomeado membro de Pontifício Conselho
Caxias do Sul-RS (Segunda-feira, 01-10-2012, Gaudium Press) A semana começou diferente para o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffoni: o Santo Padre o nomeou membro de Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.
Dom Alessandro Ruffoni |
Dom Alessandro nasceu na Itália, em 1943, e aos 23 anos foi ordenado sacerdote da Igreja, no ano de 1970, em Brassano del Grappa. Em novembro deste mesmo ano, o bispo que é religioso da Congragação dos Missionários de São Carlos, veio para o Brasil, onde vive até os dias atuais. Ele foi formador nos seminários das cidades de Casca e de Guaporé.
Em 1988 deixou o Brasil para iniciar uma nova experiência missionária no Paraguai e retornou em 1999, como Superior Provincial da Província São Pedro, residindo em Porto Alegre-RS.
Sua ordenação episcopal se deu no ano de 2006, quando em 18 de janeiro foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar de Porto Alegre.
De maio de 2007 a maio de 2011, ele foi o bispo responsável a nível nacional na CNBB pela Pastoral dos Brasileiros no Exterior. Recebeu no dia 10 de dezembro de 2008 a Medalha do Mérito Farroupilha, outorgada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Em 16 de junho de 2010 o Papa o nomeou coadjutor da diocese de Caxias do Sul, e em 6 de junho de 2011, após a renúncia de dom Paulo Moretto, tornou-se o quarto bispo da diocese de Caxias do Sul.
Junto com dom Alessandro, como membro do mesmo Pontifício Conselho, também foi nomeado Dom Vjekoslav Huzjak, bispo de Bjelovar-Križevci (Croácia). (EA)
Deixe seu comentário