Gaudium news > Um documentário histórico narra o que foi e como foi o Concílio Vaticano II

Um documentário histórico narra o que foi e como foi o Concílio Vaticano II

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-09-2012, Gaudium Press) A Sala de Impresnsa do Vaticano divulgou a informação de que o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e a Empresa Micromegas Comunicação realizaram um filme documentário sobre o Concílio Vaticano II, cuja distribuição global está agendada para 11 de Outubro de 2012, data do cinquentenário do início daquela reunião de Bispos e dia em que se inicia o Ano da Fé.

O Ano da Fé será a oportunidade de descrever e documentar as principais questões abordadas pelo Concílio Vaticano II. O filme documentário foi produzido para recontruir este evento histórico, teológico, cultural e emocional que marcou tão profundamente a história da Igreja.

concilio-vaticano-ii.jpg
A História do Concílio Vaticano II, 50 anos depois de seu início.

A produção do documentário “Concílio Vaticano II” fez mais de 12 horas de cenas inéditas, tudo filmado em full HD, e criado, ad hoc, no Micrômegas Studios, em Roma, trazendo vídeos e imagens dos locais mais importantes da Cidade do Vaticano, tais como o Arquivo Secreto da Biblioteca do Vaticano, a Basílica de São Pedro, a Pinacoteca, a Capela Sistina, as Salas de Rafael, a Coleção de Arte Religiosa Moderna, o Museu Etnológico Missionário e as Grutas do Vaticano.

A filmoteca Vaticana favoreceu o documentário com áudios históricos originais e material de vídeo, testemunhos, documentos e filmes inéditos sobre o Concílio Vaticano II e sua organização.

São horas de produção de material original da época, que contam os momentos mais significativos, o longo período de preparação e da extraordinária decoração da Basílica de São Pedro que transformou-se, por exigência dos organizadores, em sede do evento.

O desenvolvimento do conteúdo do filme documentário sobre aquele acontecimento do qual se fala e do qual se continuará a falar durante esse ano, foi reforçado por numerosos testemunhos e 14 entrevistas de Cardeais, Patriarcas e Arcebispos, feitas para analisar e investigar os principais problemas enfrentados pelo Concílio que afetam profundamente a modernidade e são relatados em documentos oficiais preparados em mais de três anos de trabalho: as quatro Constituições, os nove Decretos e as três Declarações. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas