Gaudium news > As excelências espiritual e atlética estão estritamente ligadas, diz Bento XVI

As excelências espiritual e atlética estão estritamente ligadas, diz Bento XVI

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-09-2012, Gaudium Press) “Para vencer a todo custo chega-se a abusos e ao mau uso dos meios que a medicina moderna coloca à disposição. Sucesso, fama, medalhas e dinheiro às vezes se tornam a prioridade ou o objetivo único para quem trabalha no esporte”, advertiu o Santo Padre aos participantes do 23° Congresso promovido pela Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), recebidos em audiência privada na Sala dos Suíços do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. O congresso da FIMS acontecerá pela primeira vez em Roma.

S.S. Benedetto XVI - Udienza Generale in piazza San Pietro 26-09-12 c.jpg
Para vencer a todo custo no esporte,
chega-se ao mau uso da medicina, adverte o Papa

Todo atleta “tem uma capacidade moral e espiritual – observou o Papa – que deve ser enriquecida e aprofundada pelo esporte e pela medicina do esporte. Algumas vezes, porém, o sucesso, a fama, as medalhas e o dinheiro, se tornam a motivação principal, se não a única, daqueles que se dedicam ao esporte. Aconteceu às vezes que vencer a todo custo tenha substituído o autêntico espírito do esporte, conduzido à abusos e mau uso dos meios colocados à disposição pela medicina moderna”.

Aos participantes, Bento XVI salientou que os atletas “são indivíduos únicos e dotados, prescindindo das capacidades atléticas, chamados à perfeição moral e espiritual que precede toda conquista física. Em sua primeira Epístola aos Coríntios, São Paulo escreve que a excelência espiritual e atlética estão estritamente ligados e exorta os crentes a treinarem para vida espiritual”.

Portanto, “toda pessoa humana é chamada a refletir perfeitamente a imagem e a semelhança de Deus. Por isso rezo por vós e por aqueles que se beneficiam do vosso trabalho, que vossos esforços levem a uma mais profunda apreciação da beleza, do mistério e do potencial de cada ser humano, seja ele atleta ou outra coisa, seja deficiente ou normal”, desejou o Papa.

Do 23° Congresso da FIMS participam congressistas provenientes de 117 países dos cinco continentes, um dado indicativo, como observou no discurso o Santo Padre “da capacidade do esporte e do empenho atlético, de unir as pessoas e os povos com a finalidade comum de competir de modo pacifico”. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas