Gaudium news > 11º Plano de Pastoral de São Paulo é aprovado pela Arquidiocese

11º Plano de Pastoral de São Paulo é aprovado pela Arquidiocese

São Paulo (Quarta-feira, 26-09-2012, Gaudium Press) Foi aprovado, no último sábado, em reunião na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), o texto do 11º Plano de Pastoral “Arquidiocese de São Paulo: testemunha de Jesus Cristo na cidade”, que, de acordo com o Cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, serve para responder o porque e o para que a Igreja Católica está presente na capital paulista. A publicação oficial será feita em 25 de janeiro de 2013, na festa do Apóstolo São Paulo, pelo próprio Cardeal.

Segundo Dom Scherer, as pessoas que têm responsabilidade pastoral devem testemunhar Jesus Cristo na cidade de São Paulo. “Temos em São Paulo uma variada e rica presença da Igreja que, porém, muitas vezes, está sumida, desaparece na ‘hora H’, não se manifesta e talvez precise justamente ser chamada em causa para se manifestar, testemunhar, fazer a sua parte”, comentou.

O 11º Plano terá vigência de 2013 a 2016 e estará em sintonia com o projeto de evangelização da Arquidiocese. “O plano pastoral define metas, estabelece prioridades, nos dá a direção, enquanto o projeto de evangelização é um instrumento que vai facilitar a realização do plano, o cumprimento das metas”, explicou Dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese.

Dom Milton explicou que a cada ano o projeto vai ressaltar um ponto do Catecismo da Igreja Católica, em sintonia com uma das constituições do Concílio Vaticano II: A fé que professamos/Lumem Gentium (2013); A fé que celebramos e rezamos/Sacrossanctum Concilium (2014); A fé que vivemos/Dei Verbum (2015); e A fé que testemunhamos/Gadium et Spes (2016).

Também ao longo dos quatro anos, a urgência “Igreja: estado permanente de missão” será enfatizada juntamente a outras da ação evangelizadora: “A Igreja e a evangelização dos jovens” e “Igreja: comunidade de comunidades”, em 2013; “Igreja: casa da iniciação cristã”, em 2014; “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, em 2015; e “Igreja: a serviço da vida plena de todos”, em 2016.

Ao final da assembleia, Dom Odilo recomendou que o plano já sirva de base para o planejamento das regiões episcopais, coordenações pastorais e paróquias, e desejou que não seja apenas estudado, mas também traduzido em práticas pastorais. (EA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas