Dioceses de São José do Rio Preto e Tubarão têm novos Bispos
Brasília-DF (Quarta-feira, 26-09-2012, Gaudium Press) O Papa Bento XVI anunciou, através da Nunciatura Apostólica, nesta quarta-feira, que as dioceses de São José do Rio Preto (SP) e Tubarão (SC) têm novos bispos. Quem assumirá a diocese no interior de São Paulo é Dom Tomé Ferreira da Silva e no sul do país é o então padre João Francisco Salm, que agora passa a ser Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão.
Dom Tomé estava na Arquidiocese de São Paulo, onde era bispo auxiliar e vigário episcopal da Região Ipiranga. Já Dom João Salm estava com o encargo de ecônomo da Arquidiocese de Florianópolis. As datas de posse dos bispos em suas novas dioceses ainda não estão marcadas.
Dom Tomé Ferreira da Silva
O novo bispo de São José do Rio Preto nasceu na cidade de Cristina (MG) em 17 de maio de 1961 e ordenou-se presbítero da Igreja no ano de 1987, aos 26 anos. Em 2005 foi eleito bispo auxiliar de São Paulo com o lema: “Cum veritate et charitate sanctitudo (Santidade na Verdade e na Caridade)”.
Com mestrado em filosofia – Especialização em Filosofia Teorética, pela Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, concluído em 1993, Dom Tomé foi membro dos seguintes organismos diocesanos: Conselho Presbiteral, Conselho Administrativo e Conselho Pastoral; foi coordenador diocesano da Pastoral da Liturgia; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Diocesano São José, do Curso de filosofia na Diocese da Campanha; professor de filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, na arquidiocese de Pouso Alegre (MG); e, no Regional Leste 2 da CNBB, foi representante da diocese de Campanha na Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil e na Comissão de Liturgia.
Dom João Francisco Salm
Natural de São José de Alcântara (SC), nasceu em 11 de outubro de 1952 e sua ordenação sacerdotal foi no dia 30 de junho de 1979. No ano seguinte iniciou suas atividades presbiterais como formador do Seminário de Azambuja e, a partir de 1984, foi nomeado reitor do Seminário, acumulando as funções de Reitor do Santuário, Regente do Coral e Diretor do Museu Dom Joaquim.
Em 1992 foi transferido para Florianópolis, assumindo a reitoria do Seminário Teológico Convívio Emaús e, também, a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional, cargos que ocupou até 2009.
Em duas ocasiões, 2006 e 2008, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Em 2009 foi pároco de Santa Teresinha, em Brusque e, em 29 de março de 2011, foi eleito Administrador da Arquidiocese de Florianópolis. No mês de novembro do mesmo ano foi nomeado ecônomo arquidiocesano e agora será o sexto bispo da Diocese de Tubarão.(EA/JS)
Deixe seu comentário