Gaudium news > Bispo Castrense da Polônia reza pelas vítimas da invasão soviética no país

Bispo Castrense da Polônia reza pelas vítimas da invasão soviética no país

Varsóvia (Terça-feira, 25-09-2012, Gaudium Press) O Bispo Castrense da Polônia, Dom Josef Guzdek, celebrou através de uma Santa Missa o aniversário de 73 anos da invasão soviética do país e encomendou as intenções das vítimas dos assassinatos e deportações do regime comunista.

Józef_Guzdek_(cropped)_-_20101219.jpg
Dom Josef Guzdek
Bispo Castrense da Polônia

O prelado destacou o caráter religioso da violência soviética, que ocasionou deportações massivas e o trato desumano aos milhões de polacos e uma grande parte da povoação russa em sua imposição do ateísmo. “O processo de luta contra Deus, e em consequência contra o homem, e seu desprezo dos direitos fundamentais era contínuo”, afirmou o prelado.

“Depois do dia 17 de setembro de 1939, quando o Exército Vermelho, cruzou a fronteira polaca, começou o extermínio do povo polaco em uma escala sem precedentes”, continuou. Para então, “iniciou a detenção de 110 mil civis, a maioria mulheres. As profundidades da Rússia soviética deportou mais de um milhão de pessoas”.

Dom Josef Guzdek recordou também os milhares de mártires, em especial aos 92 bispos assassinados pelo regime comunista desde 1918 até 1937. Esse foi o altíssimo preço pago para expulsar à Deus da vida pública.

“Ainda que as estatísticas revelem a enorme dimensão do crime, não refletem a trágica brutalidade dos assassinatos, e a angústia interminável dos exilados da Sibéria e as etapas do Cazaquistão”, concluiu o Bispo Castrense. “Os números não são capazes de descrever as lágrimas e a dor dos que estão à espera do regresso de seus entes queridos no exílio”.

Com informações de KAI.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas