Em Minas Gerais, 50 mil devotos homenageiam o Venerável Padre Victor
Três Pontas-MG (Terça-feira, 25-09-2012, Gaudium Press) Romarias e fiéis de várias partes do Brasil se reuniram no ultimo domingo, na cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, para celebrar os 107 anos da morte do Venerável Padre Victor. Cerca de 50 mil pessoas se dirigiram à matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e formaram uma enorme fila para poderem participar de uma das missas celebradas durante o domingo.
Dentre as milhares de pessoas, as que queriam ficar próximas da imagem do Venerável precisavam entrar na grande fila e se espremer entre os demais fiéis para garantir seu lugar e poder tocar na imagem.
O título de Venerável foi dado ao padre pelo Sumo Pontífice Bento XVI em maio deste ano, na Cidade do Vaticano. E, durante uma audiência privada, o Papa autorizou a promulgação de diversos decretos de milagres e de virtudes heroicas praticadas por Padre Victor.
O filho de uma escrava tornou-se padre
Toda a história de vida de Padre Victor começou na pequena cidade mineira chamada Campanha. Ali nasceu o Venerável Padre, em 12 de abril de 1827. Ele era negro, filho de uma escrava. Fez seus estudos, inclusive latim e música graças ao apoio do bispo Dom Viçoso, que o acolheu no Seminário de Mariana (MG).
Para poder estudar no Seminário, contou também com a ajuda generosa de sua madrinha de batismo que lhe ofereceu um dote suficiente para cobrir suas despesas como seminarista.
Segundo alguns historiadores, ele passou por sérias humilhações e descriminações de seus colegas de estudo por causa de sua cor e condição social. Mas nada tirou-lhe o desejo de servir a Deus como sacerdote: aos 24 anos, Victor, o menino negro filho de uma escrava, tornou-se padre.
Sua vida não foi longa. Viveu em Campanha até os 53 anos e faleceu em 1905, depois de ter realizado muitas obras, entre elas uma escola de música à qual deu o nome de “Sagrada Família”.
O processo de beatificação de Padre Victor foi iniciado em 1993 e demorou nove anos para que fosse reconhecido que ele praticara as virtudes em grau heróico e, por isso, os fiéis pudessem usar antes de seu nome o título de Venerável. (EA)
Deixe seu comentário