Pastoral da Pessoa Idosa de Florianópolis comemora o Dia Internacional do Idoso
Florianópolis (Segunda-Feira, 24/09/2012, Gaudium Press) No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, que é o centro das atenções e razão de ser da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). Para marcar essa data, a PPI da arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promoverá no próximo domingo, dia 30 de setembro, uma missa solene para celebrar a vida de todos os idosos, os dons recebidos e as obras realizadas pela pastoral na região.
A cerimônia religiosa será realizada às 9h30min, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, que fica localizada na Rua Padre Miguelinho, no Centro da capital catarinense. Os organizadores da missa destacam que o objetivo da PPI é assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, em especial no âmbito da seguridade social, possibilitando o acesso às políticas públicas de saúde e assistência social, sem distinções.
Na prática, a pastoral arquidiocesana realiza a sua missão organizando redes voluntárias de solidariedade humana e treinando líderes locais que fazem visitas domiciliares mensais às pessoas idosas buscando a promoção do bem-estar integral e dando especial atenção às pessoas mais vulnerabilizadas pela pobreza, pela doença ou pelo abandono.
Criação da Pastoral da Pessoa Idosa
No ano de 1993, houve um encontro providencial entre duas pessoas sonhadoras: Dra. Zilda Arns Neumann – Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dr. João Batista Lima Filho – Médico geriatra e, na época, Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná. Deste encontro nasceu a idéia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas.
No decorrer dos anos muitas conquistas foram alcançadas com respeito a um trabalho específico em favor dos idosos, culminando com a fundação da Pastoral da Pessoa Idosa, no ano de 2004. Na Assembleia dos Bispos do Brasil, em Itaici/ SP, no mês de abril, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade do ano anterior, os Bispos aprovaram a criação da PPI e designaram a Dra. Zilda para organizar e coordenar esta nova Pastoral por um período de 3 anos. Dom Aloysio José Leal Penna foi indicado para acompanhar este processo de organização.
Em fevereiro de 2005 foi formada a equipe de capacitação nacional composta por 12 pessoas de todas as regiões do Brasil. Essa equipe é responsável pela formação e acompanhamento das equipes de multiplicadores. (FB/JS)
Deixe seu comentário