Gaudium news > Pastoral Vocacional de Florianópolis (SC) realiza encontro vocacional em Brusque

Pastoral Vocacional de Florianópolis (SC) realiza encontro vocacional em Brusque

Brusque (Sexta-Feira, 21/09/2012, Gaudium Press) A Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promove amanhã, dia 22 de setembro, no Seminário de Azambuja, na cidade de Brusque, mais um encontro mensal do Grupo de Orientação Vocacional João Paulo II. A atividade é destinada a jovens de no mínimo 12 anos, que buscam fazer um caminho de discernimento vocacional.

De acordo com a coordenação da Pastoral Vocacional, o grupo João Paulo II procura reunir adolescentes e jovens, durante o período de quatro meses, para ajudá-los na busca da própria vocação, sendo eles acompanhados no seu caminho por uma equipe de apoio constituída por membros da Pastoral Vocacional e pelos formadores dos seminários arquidiocesanos.

Os encontros têm como principal objetivo oferecer uma experiência de aprofundamento da relação pessoal com Jesus Cristo e o conhecimento dos diversos caminhos para alcançar uma vida cristã madura. É importante destacar que as atividades propostas em cada reunião querem apoiar o discernimento espiritual sobre o projeto de vida dos participantes no âmbito das várias vocações: laical, matrimonial, sacerdotal, diaconal e religiosa.

O próprio arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, em uma carta dirigida aos jovens, afirmou que esse projeto não é mais um curso nem uma nova etapa de catequese; nem sequer pretende dar soluções para todas as dúvidas da juventude. Segundo ele, é, antes de tudo uma experiência de fé, em grupo, cuja finalidade é ajudar a buscar a vontade de Deus na própria vida, orientar a liberdade e a escolha do projeto de vida de cada jovem para servir ao projeto de Deus no mundo.

“Trata-se de uma busca séria e programada de modalidades pessoais através das quais cada um pode projetar e viver sua vida à luz do Evangelho. E o meio para alcançar essa finalidade é o discernimento espiritual, quer dizer, um exercício de atenção e escuta da Palavra de Deus e do Espírito Santo na história de cada um, em clima de recolhimento e oração”, destacou o arcebispo na carta.

O encontro de amanhã ocorrerá das 9h às 17h e contará com momentos de escuta da Palavra de Deus na perspectiva vocacional, oração, música, reflexão, partilha de experiência e atividades de lazer. O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes fica localizado no Vale de Azambuja, em Brusque.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 20 e 21 de outubro e de 15 a 18 de novembro, no mesmo local. Durante o percurso os jovens poderão escolher um padre para o seu acompanhamento espiritual.  Mais informações com o padre Vânio da Silva, coordenador da Pastoral Vocacional, pelo telefone (48) 3234-4443 ou pelo e-mail pe.vanio@ig.com.br. Os encontros são gratuitos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas