Dom Antônio Carlos Altieri toma posse como novo arcebispo de Passo Fundo (RS)
Passo Fundo (Quinta-Feira, 20/09/2012, Gaudium Press) No último domingo, a arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou a cerimônia de posse do seu novo arcebispo dom Antônio Carlos Altieri. Em um clima de festa e alegria, grande multidão de fiéis esteve presente na Catedral Nossa Senhora Aparecida para prestigiar o marcante momento para a Igreja Católica da região. Natural da cidade de São Paulo (SP), dom Altieri, 60 anos, foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 10 de julho em substituição a dom Ercílio Simon, que aos 70 anos encaminhou o seu pedido de renúncia ao Sumo Pontífice por motivos de saúde.
Participaram da celebração algumas caravanas vindas das paróquias da arquidiocese de Caraguatatuba (SP), onde dom Altieri atuava, além de mais de 30 bispos, dezenas de sacerdotes e autoridades da região.
O ato de posse teve início com algumas palavras de dom Ercílio, que disse estar muito feliz e disposto a continuar a sua missão de uma outra forma. Ele destacou ainda que o apoio de tantos bispos ali presentes fazia com que, tanto ele que estava saindo como dom Altieri que estava chegando, se sentissem irmanados e animados mutuamente.
Dom Altieri recebeu das mãos de dom Ercílio o cajado e, em seguida foi conduzido até a Cátedra (cadeira), significando a autoridade plena em determinado local fixo, no caso, a Catedral Metropolitana da cidade. Após esse marcante momento, cheio de significados, dom Altieri tomou a palavra e agradeceu a acolhida, a fé e o carinho dedicado a ele em Caraguatatuba quando atuou como bispo. Segundo ele, mesmo não completando seis anos de caminhada lá, tem a certeza de que foram anos significativos.
O arcebispo, conhecido por sua atuação em favor da juventude, falou um pouco sobre a violência e o extermínio de jovens. E afirmando que a miséria, a violência e o vício não são humanos e muito menos cristãos pediu a comunidade ali presente que todos possam se unir em um constante e sempre maior mutirão de solidariedade contra a violência e o extermínio dos jovens na arquidiocese gaúcha e no Brasil todo.
“Que todos exerçam mais conscientemente tanto a cidadania quanto uma efetiva e concreta participação na missão da comunidade eclesial, como verdadeiros cristãos, batizados autênticos, discípulos missionários, cada um na sua vocação e missão, leigos, consagrados, seminaristas, diáconos, padres, bispos. O batismo nos une a todos”, ressaltou dom Altieri, lembrando ainda o Concílio Vaticano II que afirma: todos, sem exceção, temos vocação universal à santidade.
Depois do bonito e emocionado discurso do novo arcebispo, a cerimônia prosseguiu com a celebração eucarística. No final, o coordenador de Pastoral, padre Ladir Casagrande, falou em nome de todos os padres, comunidades e lideranças. O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, acolheu o arcebispo em nome dos prefeitos da região e dom Zeno Hotensfoifel, presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nome do episcopado gaúcho.
Dom Antônio Carlos Altieri O novo arcebispo iniciou sua vida sacerdotal em 17 de dezembro de 1978, sagrado por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, e teve sua ordenação episcopal em 28 de outubro de 2006. Atualmente dom Altieri atuava em prol dos jovens como bispo assessor responsável do Setor Juventude do regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB. Já havia sido ainda inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo (1994-1999) e superior da comunidade dos estudantes-sacerdotes salesianos da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, de 2000 a 2006.
Salesiano, diretor, formador e professor em várias instituições de sua congregação, foi nomeado bispo de Caraguatatuba pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Ele escolheu como lema do seu episcopado a seguinte frase: “Nós acreditamos no amor”. (FB/JS)
Deixe seu comentário