Gaudium news > Dom Antônio Carlos Altieri toma posse como novo arcebispo de Passo Fundo (RS)

Dom Antônio Carlos Altieri toma posse como novo arcebispo de Passo Fundo (RS)

Passo Fundo (Quinta-Feira, 20/09/2012, Gaudium Press) No último domingo, a arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou a cerimônia de posse do seu novo arcebispo dom Antônio Carlos Altieri. Em um clima de festa e alegria, grande multidão de fiéis esteve presente na Catedral Nossa Senhora Aparecida para prestigiar o marcante momento para a Igreja Católica da região. Natural da cidade de São Paulo (SP), dom Altieri, 60 anos, foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 10 de julho em substituição a dom Ercílio Simon, que aos 70 anos encaminhou o seu pedido de renúncia ao Sumo Pontífice por motivos de saúde.dom_antonio_carlos_altieri.jpg

Participaram da celebração algumas caravanas vindas das paróquias da arquidiocese de Caraguatatuba (SP), onde dom Altieri atuava, além de mais de 30 bispos, dezenas de sacerdotes e autoridades da região.

O ato de posse teve início com algumas palavras de dom Ercílio, que disse estar muito feliz e disposto a continuar a sua missão de uma outra forma. Ele destacou ainda que o apoio de tantos bispos ali presentes fazia com que, tanto ele que estava saindo como dom Altieri que estava chegando, se sentissem irmanados e animados mutuamente.

Dom Altieri recebeu das mãos de dom Ercílio o cajado e, em seguida foi conduzido até a Cátedra (cadeira), significando a autoridade plena em determinado local fixo, no caso, a Catedral Metropolitana da cidade. Após esse marcante momento, cheio de significados, dom Altieri tomou a palavra e agradeceu a acolhida, a fé e o carinho dedicado a ele em Caraguatatuba quando atuou como bispo. Segundo ele, mesmo não completando seis anos de caminhada lá, tem a certeza de que foram anos significativos.

O arcebispo, conhecido por sua atuação em favor da juventude, falou um pouco sobre a violência e o extermínio de jovens. E afirmando que a miséria, a violência e o vício não são humanos e muito menos cristãos pediu a comunidade ali presente que todos possam se unir em um constante e sempre maior mutirão de solidariedade contra a violência e o extermínio dos jovens na arquidiocese gaúcha e no Brasil todo.

“Que todos exerçam mais conscientemente tanto a cidadania quanto uma efetiva e concreta participação na missão da comunidade eclesial, como verdadeiros cristãos, batizados autênticos, discípulos missionários, cada um na sua vocação e missão, leigos, consagrados, seminaristas, diáconos, padres, bispos. O batismo nos une a todos”, ressaltou dom Altieri, lembrando ainda o Concílio Vaticano II que afirma: todos, sem exceção, temos vocação universal à santidade.

Depois do bonito e emocionado discurso do novo arcebispo, a cerimônia prosseguiu com a celebração eucarística. No final, o coordenador de Pastoral, padre Ladir Casagrande, falou em nome de todos os padres, comunidades e lideranças. O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, acolheu o arcebispo em nome dos prefeitos da região e dom Zeno Hotensfoifel, presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nome do episcopado gaúcho.

Dom Antônio Carlos Altieri O novo arcebispo iniciou sua vida sacerdotal em 17 de dezembro de 1978, sagrado por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, e teve sua ordenação episcopal em 28 de outubro de 2006. Atualmente dom Altieri atuava em prol dos jovens como bispo assessor responsável do Setor Juventude do regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB. Já havia sido ainda inspetor da Inspetoria Salesiana de São Paulo (1994-1999) e superior da comunidade dos estudantes-sacerdotes salesianos da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, de 2000 a 2006.

Salesiano, diretor, formador e professor em várias instituições de sua congregação, foi nomeado bispo de Caraguatatuba pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Ele escolheu como lema do seu episcopado a seguinte frase: “Nós acreditamos no amor”. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas