Gaudium news > Diocese de Joinville celebra Festa da Exaltação da Santa Cruz

Diocese de Joinville celebra Festa da Exaltação da Santa Cruz

Joinville (Sexta-Feira, 14/09/2012, Gaudium Press) A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, pertencente à diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, promove neste sábado, dia 15 de setembro, uma missa solene para comemorar a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que é comemorada hoje, dia 14, pela Igreja Católica no mundo inteiro. É nesta festividade que celebramos a vitória do bem sobre o mal, a festa de Cristo vendedor e a festa do amor de Jesus por todos nós.

santacruz.jpg

A celebração eucarística terá início às 19h e será realizada na Igreja Matriz. Durante a cerimônia religiosa será seguido todo o rito oficial da Igreja para esta data. Portanto, os organizadores do evento pedem aos participantes que levem seus crucifixos para que eles sejam abençoados. A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição fica localizada na Rua Albano Schmidt, 1885, no bairro Boa Vista, em Joinville. Mais informações pelo telefone (47) 3028-5061.

Festa da Exaltação da Santa Cruz

As relíquias da santa cruz foram descobertas pela imperatriz Santa Helena no dia 14 de setembro de 320 e foram levadas para a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, no dia 14 de setembro do ano 335. A partir dessa data temos em toda a Igreja a festa da Exaltação da Santa Cruz. A festividade nos recorda a doação definitiva de Jesus Cristo em favor de toda a humanidade.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos hoje, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé. Com seus traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, marcando-nos para sempre com Cristo.

A Cruz recorda Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os nossos primeiros pais a provarem o fruto da árvore proibida.

A Cruz não é uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas sim, santa e sagrada, onde pendeu o Salvador do mundo. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela CRUZ, o Senhor continua a derramar sobre nós.

A Igreja canta na liturgia eucarística da festa de hoje: “Santa Cruz adorável, de onde a vida brotou, nós, por Ti redimidos, te cantamos louvor!” (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas