Gaudium news > Pastoral da Juventude da CNBB promoverá encontro de assessores

Pastoral da Juventude da CNBB promoverá encontro de assessores

São Leopoldo (Terça-Feira, 11/09/2012, Gaudium Press) A Pastoral da Juventude do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Rio Grande do Sul, promoverá entre os dias 20 a 22 de setembro um encontro regional de assessores. Com o tema “Com a juventude, construindo caminhos de esperança”, o evento será realizado na Casa de Espiritualidade Padre Arturo (CEPA), na cidade gaúcha de São Leopoldo.

De acordo com os organizadores, o encontro tem como objetivo criar um espaço de encontro, diálogo e comunhão entre os diversos assessores/as diocesanos da Pastoral da Juventude. Os assessores que poderão participar são aqueles que já tenham vivido um acompanhamento a grupos da PJ. Sendo que, cada diocese gaúcha terá a disponibilidade de quatro vagas.

Os temas a serem trabalhados nesta edição serão: Mística do Assessor, Identidade e Missão do Assessor, Realidade Juvenil, Ministério da Assessoria e Eclesiologia. Para isso, é importante que os participantes tenham lido previamente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e o Subsídio de Estudo “Somos Igreja Jovem! Pastoral da Juventude: um jeito de ser e de fazer”.

Mais informações e inscrições através dos e-mails renata_zanella@yahoo.com.br ou patricioceretta@yahoo.com.br.

A casa de espiritualidade Padre Aturo fica localizada na rua Pio Paraguaçu, 220, no bairro Arroio da Manteiga.

Funções do Assessor da PJ

A função do Assessor é acompanhar e ajudar os jovens através de questionamentos, idéias e testemunho de vida, valendo-se de maior preparo em termos de espiritualidade, teologia e metodologia, e de maior disponibilidade de tempo para estudar e refletir sobre a prática da Pastoral de Juventude.

Não é papel do assessor coordenar a PJ em seus diversos níveis; isto compete aos próprios jovens.

O Assessor é alguém que tem como característica fundamental o diálogo aberto com o jovem, facilitando o acesso do jovem a ele. É alguém experiente e com espírito jovem, que sabe trabalhar em equipe com a coordenação e com os outros assessores.

É alguém que, tendo visão mais ampla da caminhada da Pastoral de Juventude, acompanha o jovem, ajuda o grupo a planejar e a organizar a ação. É alguém que, pelo testemunho de fé, ajuda o jovem a superar o dualismo fé e vida.

O Assessor pode ser padre, religioso (a), leigo (a) e jovens militantes chamados ao serviço da assessoria e acompanhamento da Pastoral de Juventude. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas