Gaudium news > Canonização de Madre Laura Montoya estaria no centro da eventual visita de Bento XVI à Colômbia

Canonização de Madre Laura Montoya estaria no centro da eventual visita de Bento XVI à Colômbia

Roma (Segunda-feira, 10-09-2012, Gaudium Press) O convite para visitar a Colômbia com pedido de finalizar logo o processo de canonização da Beata Laura Montoya, assim como os problemas que ameaçam a realidade do país: as guerras e a violência, por causa do tráfico de drogas foram os temas que os bispos colombianos trouxeram ao Papa em sua visita “ad Limina apostolorum”.

Foi o que informou a Gaudium Press, Dom Jairo Jaramillo Monsalve, arcebispo de Barranquilla, que se encontra em Roma com outros prelados colombianos desde a segunda-feira passada.

A viagem apostólica do Santo Padre ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude é no momento a única viagem internacional confirmada pela Santa Sé para 2013.

Os bispos da Conferência Episcopal da Colômbia querem aproveitar a presença de Bento XVI na América Latina e o convidam a visitar o próprio país.

Entre os destinos muito prováveis está Barranquilla, uma dinâmica metrópole cuja altitude, apenas 50 m acima do nível do mar permite ao Papa Ratzinger, que sofre de hipertensão, estar “tranquilamente”, sem causar problemas de saúde.

“Dissemos só Papa dos grandes males que tem o País, um deles é a guerra e violência que existe há 50 anos” que causa “muitas mortes” e “derramamento de sangue. O povo colombiano está muito cansado da guerra, da violência. Está cansado das armas…”

A paz é um tema muito importante para os bispos colombianos. A presença na Itália foi também ocasião para ir a Assis para confiar ao Senhor o povo colombiano e que os bispos e as pessoas sejam “instrumentos da paz”.

“Confiamos ao Senhor, a Igreja sempre esteve presente junto a estes problemas. Muitas orações trarão a paz. O Arcebispo de Barranquilla ressalta que é importante que as famílias eduquem os próprios filhos na paz; a família deve ser o instrumento da paz.

A visita do Papa também seria um sinal de esperança para as pessoas por um futuro mais pacífico. “Estou certo – afirmou Dom Jaramillo – que a sua presença e a sua oração como nosso pastor universal, será um impulso para começar um diálogo que dê realmente a paz”.

O tema muito importante também é a justa distribuição dos recursos que tem a nação para conseguir-se verdadeiramente a paz. Por isso, o arcebispo de Barranquilla vê a necessidade de insistir com o governo para garantir “uma paz estável e durável”.

O tráfico de drogas é uma grande ameaça para a sociedade, é “um problema muito grave porque ele aumenta a guerra e a violência” e é também um problema para o mundo todo. O Santo Padre conhece bem a situação na Colômbia, “sabe que estamos sofrendo muito”.

Os bispos colombianos têm uma grande esperança na canonização da Beata Madre Laura, apóstola dos índios. Sua causa está chegando a um bom final.

Já foi confirmado pelos médicos o segundo milagre atribuído à sua intercessão.

Dom Jaramillo afirmou que agora os bispos pedem ao Papa para passar a causa para a Comissão Teológica.

Com o seu “placet” será aberta o caminho para a canonização. E aqui há uma outra ideia dos bispos: pedir ao Santo Padre para ir à Colômbia para presidir a cerimônia de canonização no país.

Sob o seu pontificado, geralmente a cerimônia da canonização é sempre uma vez por ano, em meados de outubro. Uma exceção foi feita em 2007 na viagem de Bento XVI ao Brasil, durante a qual o Papa canonizou o Beato Frei Galvão em São Paulo.

O Ano da Fé, que está se aproximando, será para a Igreja Católica na Colômbia, motivo de agradecimento a Deus pelo presente da “fé no Senhor, a fé em Maria, a fé no Santo Padre, a fé na Santíssima Trindade, a fé em todas as nações”. Uma celebração “alegre” do Jubileu será precedida com o Primeiro Congresso Nacional dos Leigos, programada para 2 a 5 de outubro. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas