Gaudium news > Papa convida bispos colombianos a combater a violência, defender a família e os jovens

Papa convida bispos colombianos a combater a violência, defender a família e os jovens

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 10-09-2012, Gaudium Press) O convite à “infatigável defesa e promoção da instituição familiar”, a atenção pela “vida espiritual, intelectual e material” do próprio clero, e pela juventude, assim como combater a violência no país, foram os temas tratados por Bento XVI no discurso da audiência privada para todos os 38 bispos do segundo grupo da Conferência Episcopal da Colômbia presentes em Roma desde a semana passada em visita “ad Limina apostolorum”. Poucos dias antes de sua partida para a segunda viagem ao Oriente Médio, que desta vez o leva ao Líbano para a entrega da exortação pós-sinodal dedicada à região.

“A historia da Colômbia está indelevelmente marcada pela profunda fé católica de seu povo, por seu amor À Eucaristia, sua devoção à Virgem Maria e o testemunho de caridade de insignes pastores e leigos”, disse o Papa no início do encontro, agradecendo pelas “abundantes vocações para o sacerdócio e para a vida consagrada” e pela “disponibilidade mostrada para com a missão “ad gentes””.

Audiência Geral em Castel Gandolfo 01.08.12 c.jpg
A história da Colômbia está indelevelmente marcada pela profunda fé católica
de seu povo, seu amor à Eucaristia, devoção à Virgem Maria, afirmou o Pontífice.

Falando sobre os “efeitos devastadores de una crescente secularização” de hoje, que deixa também sua marca na vida dos fiéis na Colômbia, principalmente na vida familiar e moral, Bento XVI ressaltou que a defesa da família é “uma prioridade pastoral”.

O tema é fundamental também no contexto da violência que está degenerando a sociedade, trazendo “dor, solidão, morte e injustiça”. A Igreja católica é um forte fator que ajuda as pessoas na Colômbia a combater o problema “contribuindo com a tutela da vida humana e o cultivo da paz”.

O Papa disse que “a concórdia abre caminho, o ódio cede passo para o perdão e a rivalidade se transforma em fraternidade”.

Entre as outras exigências pastorais dos bispo, reafirmando as palavras do “Plano Global ” da Conferência Episcopal da Colômbia e da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, o Santo Padre salientou a necessidade de “uma firme esperança para viver de maneira responsável e alegre a Fé e irradiá-la em cada ambiente”.

De modo particular convidou a oferecer um cuidado pastoral aos sacerdotes e aos jovens. Os bispos devem ajudar os sacerdotes com uma adequada formação para “viver fiel e fecundamente seu ministério” com “a oportuna, clarificante e caritativa correção e orientação”.

Um outro grupo que exige uma particular atenção é a geração dos jovens, uma dinâmica e ativa parte da sociedade.

De fato, o Papa no discurso falou sobre “o fomento de uma acertada pastoral juvenil” “à qual as novas gerações percebem com nitidez que Cristo as procura e deseja oferecer-lhes sua amizade”. Pediu aos bispos para ajudarem os jovens a viver uma “vida abundante, para que seu coração não se deixe arrastar pela mediocridade ou por propostas que acabam deixando o vazio e a tristeza depois de si”.

Os bispos da Conferência Episcopal da Colômbia começaram a visita “ad Limina apostolorum” na segunda-feira passada. O programa previu um encontro geral com o Santo Padre, assim como colóquios privados no qual cada prelado tem a possibilidade de falar sobre a situação da própria diocese. Há também as visitas aos Dicastérios da Cúria Romana. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas