Gaudium news > Diocese de Novo Hamburgo (RS) sediará o 13º Encontro Regional de Diáconos Permanentes

Diocese de Novo Hamburgo (RS) sediará o 13º Encontro Regional de Diáconos Permanentes

Novo Hamburgo (Quinta-Feira, 06/09/2012, Gaudium Press) A Comissão Regional de Diáconos (CRD) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 3, que abrange as 18 dioceses do Estado do Rio Grande do Sul, promoverá de 21 a 23 de setembro o Encontro Regional de Diáconos permanentes e aspirantes. O encontro, que está na sua décima terceira edição pretende reunir cerca de 100 participantes e acontecerá na Casa de Retiros Monte Alverne, na cidade gaúcha de São Leopoldo, pertencente à diocese de Novo Hamburgo.

Segundo o presidente da CRD, diácono Antonio Heliton Alves, o encontro tem como objetivos a formação permanente dos participantes, o aprofundamento do relacionamento entre os diáconos e a formação e organização do corpo diaconal.

Nesta edição, será estudado o documento 96 da CNBB, que atualizou as Diretrizes para o Diaconado Permanente na Igreja do Brasil. As conferências programadas para o evento estarão relacionadas com os três capítulos do documento: o diaconado permanente na vida e na missão da Igreja; vida e articulação dos diáconos; e etapas do processo formativo.

A programação do evento terá início no dia 21, às 12h, com o almoço de confraternização. Em seguida, haverá a oração de abertura com os diáconos da diocese de Novo Hamburgo, apresentação das delegações e um balanço da realidade diocesana. À tarde, a partir das 16h, haverá a primeira conferência sobre as Diretrizes para o Diaconado Permanente (capítulo 1), com o diácono Alves.

No dia seguinte, às 7h, será realizada a celebração eucarística com Laudes, presidida pelo bispo da diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel e comissão regional. Logo depois, às 8h30min, será apresentada pelo diácono Zeno Konzen a segunda conferência do encontro sobre o as Diretrizes para o Diaconado Permanente (capítulo 2), e às 10h30min, a terceira conferência sobre o capítulo 3. Às 16h30min, o bispo da diocese de Rio Grande, dom José Mário Stroeher, fará uma exposição do Documento sobre a Palavra de Deus.

No último dia de encontro às atividades terão início às 7h, com as Laudes, que será conduzida por representantes da diocese de Santa Cruz do Sul. Na sequência, às 8h30min, haverá um momento reservado à Comissão Nacional. Ás 10h haverá uma síntese do encontro, seguida da santa missa. O encerramento do evento se dará ao meio-dia com o almoço comunitário.

Quanto à importância do evento, o diácono Alves faz questão de ressaltar que hoje o diácono tem um papel fundamental dentro da Igreja, pois ele é o ícone de Cristo Servo, desempenhando o seu ministério através da tríplice dimensão da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Ele disse ainda que o que se espera do encontro é um melhor conhecimento da identidade e desse papel do diácono na vida da Igreja no RS, nas paróquias, nas comunidades, junto aos doentes e necessitados e nas famílias. “Quanto aos frutos, a partir dessas iniciativas, teremos diáconos melhor preparados, mais conscientes do seu papel e de uma presença mais eficaz da Igreja”, completou.

Novo Hamburgo não é a única diocese que sedia os encontros regionais, pois eles são itinerantes. Vêm sendo realizados desde que foi implantado o Diaconado Permanente no Estado, mas começaram a acontecer com maior regularidade a partir de 1996. A iniciativa foi dos primeiros diáconos ordenados, já desde a década de 1970. Os que vieram depois foram dando continuidade. Hoje, no Rio Grande do Sul, existem 185 diáconos. Desse número, 33 estão em Novo Hamburgo. Nem todas as dioceses possuem esse serviço. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas