Arquidiocese de São Paulo comemora dedicação de sua Catedral
São Paulo (Quarta-feira, 05-09-2012, Gaudium Press) No dia 5 de setembro, comemora-se a dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida dpelo grande público como a Catedral da Sé, de São Paulo. Várias Missas celebradas nas Igrejas da Arquidiocese marcaram a festa, que sempre é celebrada como solenidade na própria catedral.
Ao meio dia desta quarta-feira houve uma missa comemorativa do acontecimento. A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos Dom Tarcísio Scaramussa, auxiliar da Região Episcopal Sé, e Dom Júlio Endi Akamine, auxiliar da Região Episcopal Lapa, além de padres da arquidiocese.
O Cardeal Scherer afirmou no início da celebração que “a catedral é importante em nossa cidade. Nós agradecemos a Deus por aqueles que a edificaram. Seu trabalho, seu esforço. Por isso nos a temos hoje. E queremos também, destacar nessa celebração o significado desta igreja para a cidade e, também para a igreja viva que somos todos nós. Deus habita esta cidade”.
Dom Odilo destacou que as igrejas são sinais que nos indicam que “Deus está entre nós”. Na grande cidade, com seus prédios, sua rotina diária, as igrejas são, ao longo de todo o dia, um marco, um símbolo da presença de Deus na cidade, a indicar homens que o ser humano não deve esquecer-se de Deus.
Depois de narrar brevemente a história da Catedral e a importância do rito de sua dedicação, o Cardeal concluiu que a existência dela é “gesto de homenagem de amor”. (JSG)
Deixe seu comentário