Gaudium news > Diocese promoverá a 11ª Romaria da Santa Cruz no Sul

Diocese promoverá a 11ª Romaria da Santa Cruz no Sul

Santa Cruz do Sul (Terça-Feira, 04/09/2012, Gaudium Press) Há 11 anos, a diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, dedica o segundo domingo do mês de setembro à Romaria da Santa Cruz. Portanto, no próximo dia 9 de setembro, com o tema “Vai, tua fé te curou”, a cidade gaúcha congregará milhares de fiéis para a 11ª Romaria da Santa Cruz. Este ano, a celebração terá como principal foco os enfermos, cujos nomes estarão gravados nas cruzes trazidas pelas paróquias da região.

romaria santa cruz.jpg
A Romaria será no próximo dia 9
e o tema será “Vai, a tua fé te curou”.

Segundo os organizadores, a romaria tem como objetivo fortalecer o espírito de diocese ao congregar pessoas das 51 paróquias, fazendo esse povo experimentar o sabor de pertencer a uma organização maior do que a comunidade e a paróquia. Além disso, a caminhada visa ainda desenvolver a espiritualidade em torno da Cruz Redentora, que é o sinal vivo da salvação oferecida a todos os homens.

A programação da romaria terá início às 8h30min em frente à Igreja Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz. Às 9 horas começará a caminhada até o Seminário São João Batista, onde será realizada a missa solene sob a presidência do bispo diocesano, Dom Canísio Klaus. Durante todo o percurso serão feitas 11 paradas.

Após a missa padres, diáconos invocarão a benção de Deus sobre os romeiros. Aos que desejarem a absolvição dos seus pecados, os sacerdotes atenderão a confissões. Na praça da alimentação, haverá lanches variados. Outras tendas estarão fazendo a exposição dos trabalhos das pastorais diocesanas. Às 14h30min será proferida a mensagem final da coordenação da Romaria.

De acordo com o reitor do Seminário São João Batista, padre Ênio Orlando Griebeler, cada cristão é chamado para integrar a multidão que se dirige ao encontro de Jesus com confiança. “Esperamos que os participantes da romaria sejam uma expressão da multidão que segue a Jesus com firmeza e fidelidade que se traduz em bênção e graça”, destacou ele.

Já dom Canísio enfatizou que a romaria é uma concentração de todas as comunidades para louvar, confraternizar e agradecer em conjunto os benefícios da caminhada.

Por fim, vale lembrar uma declaração do bispo emérito da cidade, dom Sinésio Bohn, em que ele afirmou que a diocese tem a cruz como seu referencial, ela que é o cerne da fé, onde Jesus Cristo mostrou sua solidariedade pela humanidade. “A cruz é um sinal (…) que representa a salvação e a esperança”, disse o bispo. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas