Dom Eduardo escreve mensagem aos sacerdotes do Brasil
Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude |
Brasília (Segunda-feira, 03-09-2012, Gaudium Press) Dom Eduardo Pinheiro, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ), vem escrevendo mensalmente uma carta endereçada a todos os párocos do Brasil com o intuito de incentivá-los na evangelização.
Na missiva deste mês, o prelado apresenta um grande desafio para os jovens: escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. “Como ajudar as novas gerações, influenciadas por inúmeras propostas e orientações, na escuta dessa voz libertadora? Aos ruídos dos questionamentos existenciais se somam os diversos problemas socioculturais, bem como o agitado universo midiático no qual o jovem se encontra, se forma e se relaciona.”
Apesar do problema, há uma significativa abertura para se acolher a Palavra de Deus por parte da juventude. “Os jovens de hoje, quando acompanhados e bem formados, se predispõem a escutá-la, estudá-la e acolhê-la radicalmente.”
E aí é que está o chamado dos sacerdotes, “auxiliar os jovens a sintonizar a voz de Cristo!”.
Ao mesmo tempo os presbíteros devem fazer um exame de consciência tendo isso em mente: “Como evangelizamos nesta mudança de época? Conhecemos as buscas e linguagens juvenis para comunicar-lhes a Palavra de Deus? Nossos espaços juvenis favorecem o contato com a Bíblia, seu estudo e oração? Nossos catequizandos são atraídos pela força da Palavra? Nossas homilias e palestras são porto seguro e incentivo missionário às novas gerações? As Sagradas Escrituras iluminam as relações familiares? Auxiliamos os jovens a se conectarem com Deus e a se capacitarem para a missão de serem evangelizadores de seus irmãos?”.
O presidente da CEPJ exorta os sacerdotes, para que se abram às oportunidades de amadurecimento da vida cristã e conclui sua mensagem com um trecho do documento Verbum Domini. “Particularmente as novas gerações têm necessidade de ser introduzidas na Palavra de Deus ‘através do encontro e do testemunho autêntico do adulto, da influência positiva dos amigos e da grande companhia que é a comunidade eclesial'” (Verbum Domini, 97). (EPC)
Deixe seu comentário