Gaudium news > Setembro, Mês da Festa de Nossa Senhora de La Salette

Setembro, Mês da Festa de Nossa Senhora de La Salette

São Paulo (Quinta-feira, 30-08-2012, Gaudium Press) Setembro, para quem é devoto de Nossa Senhora, é também um mês especial, um mês que nos recorda a Aparição de Nossa Senhora de La Salette. Veja o que tem a dizer sobre isso o Padre Marcos Queiroz, Pároco do Santuário-Paróquia de Nossa Senhora da Salette, em São Paulo.

Gaudium Press – Como foi que surgiu a Congregação dos Missionários de La Salette?

Padre Marcos Queiroz – A partir da Aparição de Nossa Senhora em La Salette, na França a dois pastorinhos, Maximino e Melânia, muitos devotos começaram a subir ao local da Aparição. Muitos milagres e muitas graças foram acontecendo e muitas romarias para aquele lugar foram surgindo, oriundas de diversos vilarejos e Cidades; foi então que, em 1º de maio de 1852, Dom Felisberto de Bruillard, então bispo de Grenoble, vendo que muitos fiéis se dirigiam ao local da Aparição de N. Sra. da Salette (ocorrida em 19 de setembro de 1846, em La Salette, nos Alpes franceses), instituiu a construção de um santuário no local da Aparição e a constituição de uma equipe de 03 padres diocesanos a quem deu o nome de “Missionários de Nossa Senhora da Salette”, visando o atendimento pastoral e de acolhimento desses fiéis devotos. Disse ele na ocasião que a própria Congregação é “uma memória perpétua da Aparição misericordiosa de Maria em Salette”.

Gaudium Press – E qual é a missão dos saletinos? Padres, Missionários, Religiosos(as), Leigos(as), Devotos…

Padre Marcos Queiroz – A Missão comum a todas eles é o anúncio do Evangelho e o interesse no conhecimento e prática da espiritualidade saletina cujo cerne é a reconciliação. É patente, em toda a história da humanidade, a necessidade de reconciliação dos homens entre si e com Deus. Os padres atuando em sua missão no serviço da partilha do pão eucarístico, anúncio da Palavra e na evangelização. Os religiosos e religiosas, evangelizando as diversas comunidades no interior do Brasil, através do serviço catequético, vocacional e educacional. Os Leigos Saletinos, no apoio aos serviços dos padres e missionários de diversos modos e nas missões leigas divulgando a Mensagem da Salete além de diversas atividades em suas paróquias.

Gaudium Press – Fale sobre a Devoção de Nossa Senhora da Salette no Brasil e em São Paulo

Padre Marcos Queiroz – Como marco de chegada da nossa Congregação ao Brasil, temos o desembarque do padre Clemente Henrique Moussier, no porto de Santos, SP, aos 18 de dezembro de 1902, ficando hospedado na Casa das Irmãs de Chamberry, em Santana (atual Colégio Santana). Voltando à Capital Paulista, de uma viagem a Itu, foi nomeado Vigário da florescente Paróquia de Santana, aos 28 de agosto de 1904; celebrando e residindo na Capela de Santa Cruz, pois até então não existia a Matriz. Foi Pároco até o ano de 1910.

Em 1912, foram chamados por Sua Eminência o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde Cavalcanti. Para o Rio de Janeiro onde erigiram o majestoso Santuário, em Catumbi. No dia 02 de julho de 1928, fundaram o Seminário Apostólico, em Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul; e aos 04 de agosto de 1940, tomaram posse da Paróquia de Nossa Senhora da Salette, criada então, em São Paulo, na Rua Doutor Zuquim, 1746.

Gaudium Press – Quais são as Atividades Sociais do Santuário Salette

Padre Marcos Queiroz – A ação social de nossa Congregação se apoia nos diversos Centros de Assistência Social de nossas paróquias, ali procuramos atender as diversas necessidades de nossos assistidos através dos serviços médicos, psicológicos, dentários, jurídicos e de formação profissionais e culturais; nossa atenção principal visa à juventude e à Terceira Idade que, além da formação profissional, contam também com atividades artísticas e esportivas visando seu desenvolvimento e integração social.

Gaudium Press – Além da novena, da Festa, Quermesse e do Dia 19 de Setembro o que haverá no Santuário?

Padre Marcos Queiroz – Neste ano, além da quermesse estaremos realizando os Evangelizashows, com diversos padres, cantores e Bandas católicos, visando atingir um maior numero de participantes em nossa Festa, particularmente aos jovens, em razão da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá o ano que vem no Rio de Janeiro. Entre os visitantes desse mês teremos a presença dos Padres Juarez, Serginho, Joãozinho, Agnaldo José e Abério Cristi; do Cardeal emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes; dos Bispos Dom Julio Akamine – Região Episcopal Lapa e Dom Joaquim Justino Carreira – da Diocese de Guarulhos; além de diversos Ministérios de Música. As Noites de Adoração e de Oração que estaremos realizando também terão um forte apelo ao crescimento espiritual da juventude, serão momentos de intensa oração e espiritualidade em nosso santuário. E no dia 19, dia em que recordamos a Aparição de Nossa Senhora, teremos diversas missas comemorando essa grande graça, esse grande presente que Deus nos deu, a Aparição da Virgem Santíssima comunicando o amor de Deus para com todos nós.

Gaudium Press – Qual a atualidade da Mensagem da Salette?

Padre Marcos Queiroz – A atualidade da Mensagem de Reconciliação trazida pela Virgem Mãe de Deus pode ser avaliada no confrontar o que a humanidade tem, hoje, e o que precisa, também hoje. O homem moderno carece de paz, amor, valores reais e força espiritual. Lembro-me de uma frase de nosso Papa Bento XVI, dizia ele: “Não é a força que salva, mas o amor”. Se nos tempos atuais nos gabamos de todo o aparato tecnológico de que dispomos, por outro nos lamentamos amargamente; não nos amamos o suficiente, diria mais; a maioria nem sequer sabe realmente o que é o amor, pois não sabe o que é a partilha e a comunhão de vida. Nossos companheiros “imexíveis” são o computador e a televisão, não sabemos e nem valorizamos mais a convivência humana; raras vezes falamos uns aos outros de nossos sonhos e esperanças – com confiança recíproca, desconfiamos dos que nos cercam -; raras vezes nos dispomos a partilhar o que temos. Olhando ao nosso redor podemos ver a dor e o abandono dos valores reais, tais como o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo. Reconciliar-se com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente em que vivemos, é a mensagem da Salette.

Que grande necessidade de reconciliação temos então. A reconciliação, primeiro restaura-nos a consciência; começamos a ver quem e como nós somos de fato. Este é o primeiro passo para a felicidade. Reconhecer-se necessitado do amor de Deus e do convívio fraterno com o próximo. A reconciliação num segundo passo nos leva a aumentar a fé e a esperança em Deus, Ele que nos criou e nos quer em paz com Ele, deseja também que sejamos capazes de conhecer a verdade que nos cerca: adquirimos a noção clara de nossa vida, seu real valor, sua brevidade.

A Reconciliação é o grande desejo de Deus e de Nossa Senhora. Todos nós somos convidados a responder o convite de Maria em Salette: “Vão meus filhos, transmitam isso a todo meu povo”. Todos nós somos convidados por Maria e por Jesus a nos tornarmos embaixadores da Reconciliação para que Deus seja tudo em todos.

Emílio Portugal Coutinho

Serviço:

Santuário-Paróquia Nossa Senhora da Salette

Fone:(11) 2281-9499

Rua Dr. Zuquim, 1746- Santana

(Próximo à estação Santana do Metrô)

www.portalsalette.com.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas