10 bons motivos para se estudar o latim (atualizado)
A língua latina continua a ser estudada em todo o mundo. Mas por que aprender latim?
1. A língua latina passou para a História como a língua na qual a maioria dos autores clássicos, medievais e modernos escreveram suas obras. Desde os antigos (Sêneca, Cícero, Terêncio e Júlio César) passando pelos medievais (Santo Agostinho, Santo Isidoro, São Tomás de Aquino e São Anselmo) até os modernos (Isaac Newton, Descartes, Erasmo, Copérnico, Francis Bacon e Thomas Morus) legaram à humanidade obras em latim. Até mesmo Nietzsche tem livros e frases famosas nesse idioma.
2. Além disso, essa língua é considerada uma das maiores fontes do conhecimento ocidental em diversas disciplinas como Teologia, História, Direito, Filosofia, Poesia e Ciências Biológicas, Físicas e Químicas. O conhecimento do latim dá acesso à fonte original do pensamento contemporâneo. Sem o conhecimento ainda que básico desse idioma não pode haver pesquisa e pensamento profundo.
3. O latim é o idioma do qual derivaram as línguas romances, isto é, o Português, o Espanhol, o Francês, o Italiano e o Romeno (existem ainda muitos dialetos). A aprendizagem do latim facilita a compreensão e o aprofundamento das línguas românicas.
4. Segundo diversos pesquisadores, cujos estudos confirmaram o senso comum de nossos antepassados, a língua latina desenvolve o raciocínio abstrato e analítico por causa do uso das declinações. Cria o hábito da análise sintética durante a leitura e a fala, tornando gradualmente o pensamento mais organizado ao disciplinar a mente. Segundo alguns autores, confere ainda maior clareza de julgamento.
5. Aumenta a capacidade de concentração e proporciona maior agilidade mental. De tal forma o latim é benéfico para a vida intelectual que ainda hoje em países de fala alemã, se estuda o latim.
6. O Direito Romano é o fundamento dos princípios que regem a legislação atual. Não é preciso explicar a importância do latim para o jargão de um estudante ou docente de direito.
7. Para um católico, o latim se torna ainda mais necessário, pois, com exceção da Bíblia, as fontes teológicas, ou seja, os documentos pontifícios e a maioria dos escritos patrísticos, foram escritos em seu original na língua latina. O latim segue sendo o idioma oficial do Vaticano.
8. A liturgia do Rito Latino assim como o cântico gregoriano foram escritos originalmente em latim.
9. Muitas frases e lemas de cidades e universidades são escritos e conservados ainda em latim. O lema de São Paulo, por exemplo, é Non ducor duco, que significa: “Não sou conduzido, conduzo”.
10. Inúmeras músicas clássicas foram escritas nesse idioma. Por exemplo, há diversas versões cantadas da Ave-Maria em latim (como a de Gounod ou a de Schubert).
Deixe seu comentário