Arquidiocese de Porto Alegre entrega parte de restauro da Cúria Metropolitana no Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Porto Alegre (Sexta-Feira, 17/08/2012, Gaudium Press) Para marcar a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado hoje, dia 17 de agosto, a Cúria Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entregou à população parte da obra de restauração de edifício histórico do século XIX e sede do governo arquidiocesano da cidade.
Além da inauguração dessa etapa do restauro, o evento celebrou ainda a futura entrega de um espaço cultural para os gaúchos, que terão na sede da Cúria um novo local para pesquisas, visitação e turismo religioso.
A cerimônia foi realizada no início da manhã desta sexta-feira, com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, além de autoridades civis e religiosas. As intervenções, que tiveram início em outubro de 2009, já restauraram a sala de audiências e gabinete do Arcebispado, sala da administração, Sala João Paulo II, dormitórios, cozinha, refeitórios, banheiros e fachada do prédio.
A obra visa resgatar os traços originais nos três pavimentos do prédio, envolvendo operários, arquitetos e arqueólogos, pois no local foi encontrado grande número de peças arqueológicas que serão entregues à comunidade.
Entre os achados estão restos mortais humanos, utensílios e peças decorativas que datam do século XIX. As peças estão sendo catalogadas para pesquisas e os restos mortais terão o DNA pesquisado para identificar gênero e etnia.
De acordo com o coordenador do projeto, padre Inácio Ledur, serão necessários ainda mais três anos de trabalho para a conclusão das reformas. Para o sacerdote, a ideia é entregar à cidade um local com acessibilidade, museu de arte sacra com obras do século XVIII, exposições, biblioteca, arquivo histórico, cafeteria e visitas orientadas ao Claustro, para a residência oficial do arcebispo de Porto Alegre, e ao jardim.
A Cúria Metropolitana é um importante patrimônio do Rio Grande do Sul. Situado na Rua Espírito Santo, atrás da Catedral Metropolitana, o local guarda mais do que 200 anos da história da Igreja, guarda a própria história da origem de Porto Alegre, o passado e contemporaneidade de uma metrópole em evolução.
Dia Nacional do Patrimônio Histórico
O Dia do Patrimônio Histórico é comemorado na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.
Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais. (FB/JS)
Deixe seu comentário