Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre entrega parte de restauro da Cúria Metropolitana no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Arquidiocese de Porto Alegre entrega parte de restauro da Cúria Metropolitana no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Porto Alegre (Sexta-Feira, 17/08/2012, Gaudium Press) Para marcar a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado hoje, dia 17 de agosto, a Cúria Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entregou à população parte da obra de restauração de edifício histórico do século XIX e sede do governo arquidiocesano da cidade.

Além da inauguração dessa etapa do restauro, o evento celebrou ainda a futura entrega de um espaço cultural para os gaúchos, que terão na sede da Cúria um novo local para pesquisas, visitação e turismo religioso.

A cerimônia foi realizada no início da manhã desta sexta-feira, com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, além de autoridades civis e religiosas. As intervenções, que tiveram início em outubro de 2009, já restauraram a sala de audiências e gabinete do Arcebispado, sala da administração, Sala João Paulo II, dormitórios, cozinha, refeitórios, banheiros e fachada do prédio.

A obra visa resgatar os traços originais nos três pavimentos do prédio, envolvendo operários, arquitetos e arqueólogos, pois no local foi encontrado grande número de peças arqueológicas que serão entregues à comunidade.

Entre os achados estão restos mortais humanos, utensílios e peças decorativas que datam do século XIX. As peças estão sendo catalogadas para pesquisas e os restos mortais terão o DNA pesquisado para identificar gênero e etnia.

De acordo com o coordenador do projeto, padre Inácio Ledur, serão necessários ainda mais três anos de trabalho para a conclusão das reformas. Para o sacerdote, a ideia é entregar à cidade um local com acessibilidade, museu de arte sacra com obras do século XVIII, exposições, biblioteca, arquivo histórico, cafeteria e visitas orientadas ao Claustro, para a residência oficial do arcebispo de Porto Alegre, e ao jardim.

A Cúria Metropolitana é um importante patrimônio do Rio Grande do Sul. Situado na Rua Espírito Santo, atrás da Catedral Metropolitana, o local guarda mais do que 200 anos da história da Igreja, guarda a própria história da origem de Porto Alegre, o passado e contemporaneidade de uma metrópole em evolução.

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

O Dia do Patrimônio Histórico é comemorado na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas