Gaudium news > Congregação religiosa de Porto Alegre recebe Breve Apostólico sobre a Beata Bárbara Maix

Congregação religiosa de Porto Alegre recebe Breve Apostólico sobre a Beata Bárbara Maix

Porto Alegre (Quinta-Feira, 09/08/2012, Gaudium Press) No início do mês de julho, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, com sede geral na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu um tesouro inestimável, o Breve Apostólico sobre a Beatificação da Venerável Serva de Deus Bárbara Maix, Bem-Aventurada da arquidiocese gaúcha e fundadora da congregação.

Para fins de conhecimento, vale destacar que o Breve Apostólico é um documento pontifício de notável importância – um instrumento destinado a comunicar resoluções, menos formal que a bula, mas que deixa registrada na história da Igreja a Beatificação de Bárbara Maix. O documento foi assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio P. Bertone, e trazido de Roma, na Itália, pelo padre Antônio Hofmeister no dia 5 de mês passado.

breve apostolico.jpg
Breve apostólico a biografia da Bem-Aventurada e os termos da carta apostólica
lida no dia de sua Beatificação

Em pergaminho, manuscrito e de longa durabilidade, o Breve Apostólico apresenta a biografia da Bem-Aventurada e os termos da carta apostólica lida no dia da Beatificação de Bárbara Maix. O documento foi arquivado junto com os demais documentos do processo de Beatificação e Canonização da beata.

Ainda no dia 14 de julho, em uma celebração eucarística no Santuário São Rafael, a diretora geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, irmã Marlise Hendges, com imensa alegria e gratidão a Deus, apresentou a relíquia da Bem-Aventurada a comunidade local.

Bem-Aventurada Bárbara Maix

Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, nasceu em Viena, na Áustria. Devido à perseguição religiosa movida pela revolução de 1848, Bárbara embarcou para o Brasil com mais 21 companheiras, chegando ao Rio de Janeiro depois de 57 dias de viagem. No dia 8 de maio de 1849, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro.

Bárbara Maix, que faleceu no dia 17 de março de 1873, viveu as Virtudes Teologais e Cardinais de forma heroica e evangélica, no mais alto grau, sendo apresentada como modelo de vida e virtudes da fé cristã para os tempos atuais.

No fim do mês de março de 2010, o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto do milagre atribuído à intercessão da fundadora: a cura prodigiosa do menino, Onorino Ecker, que em julho de 1944 ficou completamente curado após sofrer queimaduras de terceiro grau quando lhe sobreveio uma panela de água fervente que estava em uma fogueira. Com isso, deu-se o último passo para a sua beatificação, que ocorreu no dia 6 de novembro de 2010, no ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti. A sede geral da congregação está estabelecida em Porto Alegre, com a atuação das irmãs em todo o Rio Grande do Sul nas áreas de educação, saúde, ação social e animação missionária. FB/JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas