Gaudium news > Guarda Suíça ganha 32 novos cadetes e acena para a possibilidade de aceitar mulheres no futuro

Guarda Suíça ganha 32 novos cadetes e acena para a possibilidade de aceitar mulheres no futuro

Cidade do Vaticano (Quarta, 06-05-2009, Gaudium Press) Trinta e dois novos cadetes da Guarda Suíça, responsável pela proteção do Papa, do Palácio Apóstólico e dos ingressos externos à Cidade do Vaticano, fizeram hoje juramento de lealdade ao sumo-pontífice. A cerimônia ocorreu no Pátio São Damaso, no Vaticano, e foi presidida pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone.

A cerimônia acontece desde o saque de Roma, 482 anos atrás, quando, no dia 6 de maio, 147 soldados suíços deram suas vidas para salvar o Papa Clemente VII.

À frente da guarda há um ano, o comandante Daniel Anrig, de 36 anos, casado e pai de quatro filhos, é formado em Direito Civil e Eclesiástico. Ele disse aos jornalistas que, pessoalmente, não exclui a hipótese de que a Guarda Suíça abra suas portas, no futuro, às mulheres: “Entendo que se o corpo da Guarda Suíça existe há quase 500 anos, é porque se renova continuamente”.

Atualmente, para poder fazer parte do exclusivo corpo de guarda, é necessário ser de nacionalidade suíça, do sexo masculino, seguir a religião católica, ter um diploma, ter 1,74 ou mais de altura e um comprovado equilíbrio psicológico e comportamental. Entre os deveres dos guardas suíços estão: a custódia física do papa, a vigilância do Palácio Apostólico e dos ingressos externos à Cidade do Vaticano, e os serviços de segurança e de honra nas cerimônias públicas do pontífice.

“Trata-se – como sublinhou o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, presidindo a santa missa desta manhã – de um serviço qualificado e unanimemente apreciado, que exige seriedade, dedicação, fidelidade e vigilância.”

“A linha vital de seu trabalho deve ser a vida de fé, de consciência da pertença à Igreja e do sentimento de fidelidade ao papa” – disse, convidando os novos guardas a enfrentarem as provações e dificuldades do dia-a-dia com coragem, confiança e, sobretudo, com a força e a graça que provêm de Deus.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas