Gaudium news > Dom Cappio recebe prêmio internacional por luta contra transposição do Rio São Francisco

Dom Cappio recebe prêmio internacional por luta contra transposição do Rio São Francisco

Brasília (Quarta, 06-05-2009, Gaudium Press) Por causa de sua luta em defesa da vida dos povos ribeirinhos e da preservação do Rio São Francisco, o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, recebe no próximo sábado (9) o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, concedido pela Fundação Kant. Em 2008, o bispo já havia recebido, aqui no Brasil, o prêmio Pax Christi Internacional, entidade cuja sede é em Bruxelas.

Concedido a cada dois anos a personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos, o Prêmio Kant será entregue na cidade alemã de Freiburg. Será homenageado também o professor de Antropologia e ativista de direitos humanos, Jeff Halper, que protestou contra a destruição de casas de palestinos na Faixa de Gaza. O relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Richard Falk, estará presente.

Símbolo de luta

“É um prêmio plural que simboliza as lutas populares do povo do nordeste na preservação do Rio São Francisco e da vida do povo ribeirinho. Nele estão presentes os indígenas, os quilombolas e várias ONGs”, disse dom Cappio ao explicar porque aceitou o prêmio.

Segundo dom Cappio, a premiação é um reconhecimento, no
exterior, “das iniciativas do povo da base em defesa da vida”. Ele lamenta que o Governo brasileiro, “eleito por esse segmento”, não reconheça essas lutas. “O Governo brasileiro devia ser o primeiro a valorizar essas lutas do povo em defesa da vida, mas se faz de cego, surdo e mudo e continua alheio, trabalhando na contramão da história”, afirmou, numa referência explícita à transposição do Rio São Francisco, cujas obras continuam.

Acompanhado do assessor Rubem Siqueira e da intérprete Andrea Ziegler, dom Cappio cumprirá uma extensa agenda de 20 dias nas cidades alemãs de Frankfurt, Berlim, Bonn, Bremen. “Serão encontros com o episcopado alemão, com entidades governamentais e com parlamentares”, esclarece.

No dia 21, o bispo faz um pronunciamento no 32º Kirchentag, o mais importante evento religioso em solo alemão, promovido pela Igreja Luterana. Em 2008, o encontro reuniu 20 mil pessoas. A viagem será viabilizada por um acordo entre Missão Central dos Franciscanos, Fundação Kant, Misereor e Adveniat.

Dom Cappio

Nascido em Guaratinguetá no dia 4 de outubro de 1946, dom Cappio revelou desde sempre uma forte ligação com São Francisco de Assis. Nasceu no dia em que a Igreja Católica celebra este santo, fez seus estudos teológicos no Seminário Franciscano de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, e fez duas greves de fome (2005 e 2007) contra a transposição das águas do Rio São Francisco, projeto do governo federal.

Também formado em economia, o religiosos foi ordenado padre em 1971 e partiu para o nordeste em 1974 para pregar à população a importância da preservação do Velho Chico. Em 1992 iniciou uma peregrinação de 6 mil quilômetros – que duraria um ano – desde a nascente até a foz do Rio São Francisco, em uma missão ecológica e religiosa. Se tornou bispo de Barra (BA) em 1997 porque nenhum outro bispo se dispôs a viver na região.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas