Mártires franciscanos de Praga serão beatificados no dia 13 de outubro
Praga (Sexta-feira, 03-08-2012, Gaudium Press) O frei menor franciscano Bedrich Bachstein e mais 13 mártires da mesma ordem serão beatificados no próximo dia 13 de outubro. A data foi confirmada oficialmente nesta sexta-feira, 03, pelo Vaticano. O rito de beatificação será presidido pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, na Catedral de São Vitor, na cidade de Praga, capital da República Tcheca.
Os 14 mártires franciscanos |
Os 14 freis franciscanos entraram para a história da Igreja Católica após serem assassinados no ano de 1611 durante invasão do exército de Passau à cidade de Praga. Na ocasião os sacerdotes foram acusados de colaborar com as tropas inimigas. Por isso, a população local voltou-se contra os religiosos, invadiu o mosteiro em que residiam, matando-os. Pouco tempo depois da morte dos sacerdotes, no entanto, começou a ser celebrada regularmente a adoração em memória deles.
O processo de beatificação dos 14 mártires de Praga teve início no século XVII, mas foi interrompido, sendo retomado em meados do século passado. Contudo devido ao regime comunista instaurado na época, os trâmites para transformá-los em beatos foram novamente deixados de lado, dessa vez, até a queda do regime em 1989.
As investigações para levar a cabo a beatificação se acentuaram no dia 30 de junho deste ano quando foram iniciadas pesquisas arqueológicas para encontrar os túmulos dos frades na Capela do Mosteiro de Nossa Senhora das Neves, onde foram enterrados. Duas semanas depois, seus restos foram encontrados e analisados por uma comissão de peritos, antropólogos e teólogos nomeados pelo arcebispo de Praga, Cardeal Dominik Duka, que esclareceram os eventos históricos e as circunstâncias da morte dos mártires. (BD)
Com informações da Rádio Vaticano.
Deixe seu comentário