Começa hoje em João Pessoa exposição sobre os 100 anos da Arquidiocese da Paraíba
João Pessoa (Quarta-feira, 01-08-2012, Gaudium Press) Começa nesta quarta-feira, 1º de agosto, a partir das 17h, em João Pessoa, capital da Paraíba, a exposição “História do Centenário da Elevação da Diocese da Paraíba à Arquidiocese e Sede Metropolitana (1914-2014).
A mostra, que será realizada no Centro Cultural São Francisco, na região central da cidade, até 2014, reúne peças, imagens, móveis, documentos e fotografias, que serão divididas em 4 partes: história do seminário, dioceses, bispos e arte sacra.
Segundo o diretor do Centro Cultural São Francisco, Monsenhor Ednador Araújo dos Santos, a mostra tem como objetivo fazer uma retrospectiva histórica da Igreja Católica na Paraíba. “É o primeiro passo para se montar o primeiro museu de arte sacra da nossa arquidiocese”, declarou o sacerdote.
A respeito dos objetos que serão expostos no evento, o responsável pela montagem da exposição, o professor de História da Arte e pesquisador, José Augusto de Moraes, destaca um cálice de prata dourada usado nas celebrações pelo primeiro bispo e depois primeiro arcebispo da Paraíba, Dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, que tomou posse como bispo da Paraíba em 1894 e tornou-se arcebispo no dia 14 de julho de 1914.
A exposição faz parte dos festejos pelo centenário da Arquidiocese da Paraíba e é organizada pela Comissão Histórica e Patrimonial do 1º Sinodo Diocesano, evento que foi aberto em 19 de novembro de 2011 e deu início as comemoração dos 100 anos de elevação ao título de Arquidiocese de Paraíba e sede da Província Eclesiástica.(BD)
Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Deixe seu comentário