Arquidiocese de Los Angeles realizará celebração em honra à Virgem de Guadalupe
Los Angeles (Quarta-feira, 01-07-2012, Gaudium Press) A devoção à Virgem de Guadalupe, amplamente difundida nas comunidades latino-americanas dos Estados Unidos, em sua maioria provenientes do México, será celebrada no próximo domingo, 5, em Los Angeles, em um multitudinário evento cultural gratuito. Os organizadores esperam o comparecimento de mais de 100 mil pessoas, o que tornaria o evento a maior celebração fora do México em honra a esta invocação mariana.
O evento será realizado a partir das 15h (horário local) no Los Angeles Memorial Coliseum |
“A Virgem de Guadalupe veio não apenas para os mexicanos mas para todo o continente americano”, afirmou o arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, em declarações ao Vatican Insider. “Ela quer que estejamos todos unidos e quer nos mostrar sua proteção e carinho, independentemente de onde vivemos”. Segundo o prelado, a devoção mariana é um vínculo de unidade muito importante na vida da Igreja. Calcula-se que os hispânicos representam por volta de 70% dos 5 milhões de fiéis da Arquidiocese de Los Angeles, que é a maior dos EUA.
A organização de um evento cultural em homenagem à Virgem mexicana foi um projeto que interessou ao arcebispo desde o primeiro momento. “Oviamente, interessa-me muito porque eu, pessoalmente, sou muito devoto de Nossa Senhora de Guadalupe”, expressou Dom Gómez. “Nasci no México e desde pequeno sempre ia com meus paos, todos os verãos, visitar a virgem na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México, assim que, quando me disseram, ‘Vamos fazer um festival guadalupano?’, eu disse ‘Claro!'”.
A celebração cultural guadalupana, a maneira de festival, reunirá diversos artistas musicais, bem como terá as intervenções do arcebispo de Los Angeles; do reitor do Instituto Superior de Estudos Guadalupanos, Dom Eduardo Chávez; e do autor do livro sobre a Virgem de Guadalupe “Mãe da Civilização do Amor”, o Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colón, Carl Anderson. O evento será realizado a partir das 15h (horário local) no Los Angeles Memorial Coliseum.
Para garantir a dignidade adequada da liturgia, a Arquidiocese de Los Angeles realizará, em horas prévias ao evento, diversas celebrações eucarísticas, em inglês e espanhol, nos templos próximos ao lugar do festival. (/BD)
Com informações do Vatican Insider e Cavaleiros de Colón.
Deixe seu comentário