Bispo defensor do matrimônio é nomeado Arcebispo de São Francisco (EUA)
Dom Salvatore Cordileone |
Washington (Terça-feira, 31-07-2012, Gaudium Press) Após aceitar a renúncia por idade de Dom George Niederauer, o Santo Padre Bento XVI nomeou Arcebispo de São Francisco a Dom Salvatore Cordileone, que desde 2009 era bispo de Oakland. O prelado é também o Secretário do Subcomitê para a Defesa do Matrimônio da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB).
O Arcebispo Niederauer, de 76 anos de idade, ao conhecer a decisão sobre seu sucessor, manifestou suas boas vindas em nome da Arquidiocese e lhe ofereceu “nossas orações, lealdade, apoio e cooperação, além de nossa amizade e afeto”. Dom Cordileone será instalado na sede como novo Arcebispo de São Francisco o próximo 4 de outubro, em uma solene Eucaristia na Catedral de Assumpção de Santa Maria. Esse dia da Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis, patrono da cidade.
Dom Cordileone manifestou, durante uma coletiva de imprensa em São Francisco, que se sentia humildemente agradecido pela confiança manifestada pelo Santo Padre. O prelado confiou-se à Deus para cumprir sua missão: “Deus escreve certo em linhas tortas e eu confio que, inclusive com minhas limitações e defeitos, a vontade de Deus se cumprirá em meio deste chamado inesperado em meu serviço à Igreja”. O prelado agradeceu ao clero e aos fiéis da diocese de Oakland, dos quais manifestou ter aprendido muito e por quem lamentou “que meu tempo entre eles como pastor da Igreja local tivesse sido tão curto”.
Para ele, seu novo nomeamento representa um desafio considerável: A Igreja de São Francisco “tem um tremendo legado de ministérios católicos e participação da comunidade local no serviço do bem comum”, expressou a Catholic News Service. “Com muita oração e trabalho duro, e com a graça de Deus, poderemos, juntos, estender a Nova Evangelização neste canto do mundo que chamamos lar”.
A Arquidiocese de São Francisco conta com mais de meio milhão de fiéis católicos. (EPC)
Deixe seu comentário