Gaudium news > Encontros de formação e preparação para o mês da Bíblia

Encontros de formação e preparação para o mês da Bíblia

São José dos Pinhais (Segunda-feira, 27/07/2012, Gaudium Press) A coordenação da Ação Evangelizadora da diocese de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, promoverá em agosto, cinco encontros de formação e preparação para o mês da Bíblia, celebrado em setembro, sobre o Evangelho de São Marcos.

biblia12.jpg
O Mês da Bíblia foi criado em 1971
 

As atividades são destinadas aos agentes de pastorais (catequese, liturgia, grupos de reflexão em família, ministros, entre outros), que depois serão os animadores do mês da Bíblia em suas comunidades, como também a todos aqueles que quiserem conhecer um pouco mais deste Evangelho.

Quanto à temática proposta para os encontros de formação, a coordenação explica que foi inspirada na escolha do enfoque para o mês da Bíblia deste ano de 2012, que estudará o Evangelho de São Marcos a partir do tema “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos” e do lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama”.

Mais informações através do telefone (41) 3035-9817 ou também pelo site www.diocesesjp.org.br.

Mês da Bíblia

O Mês da Bíblia, criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus. Propondo um livro – ou parte dele – para ser estudado e refletido a cada ano, o Mês da Bíblia tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda pastoral.

Em continuidade a esta história, a Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu que, no Mês da Bíblia dos próximos quatro anos (2012-2105), serão estudados os evangelhos de Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), conforme a seqüência do Ano Litúrgico, completando com o estudo de João em 2015.

Esta sequência repete a experiência feita entre 1997-2000, por ocasião da celebração do Jubileu 2000. No entanto, o enfoque, agora é outro. Tem como objetivo reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos fiéis através do seguimento de Jesus, proposto nos quatro evangelhos. Está tanto na perspectiva de discípulos missionários e da Missão Continental, conforme pede a Conferência de Aparecida, quanto no esforço da Nova Evangelização proposta pelo papa Bento XVI.

Cada evangelho será relido na perspectiva da formação e do seguimento, destacando o que é específico de cada evangelista, bem como da comunidade que está por trás de cada evangelho. (FB/DA)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas